“Caiu água”, diz a máxima popular quando o volume de chuva é considerado bom. No final de semana, o município de Coxim recebeu uma grande quantidade de chuva, principalmente nas últimas 24 horas, foram 93 milímetros de chuva registrados pela ANA (Agência Nacional das Águas).
Apesar da grande quantidade de água que despencou no município, o nível do Taquari, rio que praticamente serpenteia a cidade, ainda não oferece risco à população ribeirinha.
Na noite deste domingo (12), por exemplo, o nível do rio estava em torno de 3,85 metros, já no início da manhã desta segunda-feira (13) o nível havia subido para 3,93 metros, apesar de ter subido alguns centímetros, é somente quando rio atinge 5 metros que é emitido um alerta de emergência pela defesa civil da cidade, o que não é o caso.
A preocupação não é quando chove muito em Coxim, mas nas cidades circunvizinhas, o município possui uma característica diferente de outras cidades ribeirinhas, pois é abastecido por dois importantes rios, o Coxim e o Taquari, ambos recebem um grande fluxo de água de outras cidades durante o período de chuvas, por isso é importante realizar o monitoramento do nível da régua pluviométrica com bastante frequência.
Apesar de não representar riscos, o rio Taquari está sendo monitorado pela defesa civil e qualquer anormalidade, uma equipe está preparada para tomar as providências cabíveis nessas situações.