COP

PMA de São Gabriel amplia cerco contra crimes ambientais e rurais na região da Reta Velha

Por Redação

Em 20 de janeiro de 2026

0 Compart.
Foto: PMA

Em uma ação estratégica que alia a proteção ambiental ao reforço da segurança no campo, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Gabriel do Oeste realizou, nesta semana, uma fiscalização intensiva com bloqueio viário na estrada conhecida como Reta Velha.

A iniciativa integra a Operação Piracema, tradicionalmente voltada à preservação da fauna aquática durante o período reprodutivo na Bacia Hidrográfica do Paraguai, mas teve seu escopo ampliado para garantir maior tranquilidade a produtores e moradores da zona rural. O objetivo foi coibir crimes que afetam diretamente a economia local e a segurança da região.

Além da fiscalização ambiental, o policiamento ostensivo e preventivo concentrou-se no combate a práticas criminosas recorrentes em áreas de difícil acesso, como:

  • Abigeato: furto de animais no campo, com foco no combate ao abate e ao comércio clandestino de carne;

  • Tráfico de drogas e descaminho: monitoramento de rotas rurais utilizadas para o transporte de entorpecentes e mercadorias ilegais;

  • Crimes ambientais: prevenção à pesca predatória, bem como ao transporte e armazenamento ilegal de pescado;

  • Porte ilegal de armas: fiscalização preventiva para garantir a segurança no trânsito rural.

De acordo com a PMA, a ação transcorreu sem alterações, reforçando o caráter educativo da operação. Todos os cidadãos abordados receberam orientações sobre a legislação ambiental vigente e as normas de segurança relacionadas ao período de defeso.

A estratégia da Polícia Militar Ambiental busca assegurar presença ostensiva justamente onde o cidadão rural mais necessita de proteção. Ao estabelecer o bloqueio na Reta Velha, a corporação amplia sua atuação para além da preservação das espécies durante a Piracema, combatendo diretamente crimes como o abigeato e o tráfico de entorpecentes. A medida também impede que estradas vicinais sejam utilizadas como rotas para atividades ilícitas.

A PMA informou que a presença policial na região seguirá de forma ininterrupta, com patrulhamentos fluviais e terrestres, voltados tanto à preservação dos recursos naturais quanto à manutenção da ordem pública no meio rural.

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...