A PMA (Polícia Militar Ambiental), Instituto Acaia Pantanal, empresa Zanir Furtado e voluntários realizaram nesta quarta-feira (26) uma ação para ajudar na recuperação do bioma pantaneiro, plantando cerca de 500 mudas em regiões ribeirinhas de Corumbá.
O objetivo é auxiliar a recomposição da vegetação na área afetada pelas queimadas dos últimos anos, especialmente, à margem do curso d’água. Segundo a PMA, a equipe se reuniu cedo, às 5h, e com a apoio de lancha, se deslocaram do porto de Limoeiro até a Escola Jatobazinho, que fica a 80 km da região urbana de Corumbá pelo rio Paraguai.
Além da participação de 20 pessoas, moradores das comunidades também participaram no plantio e se comprometeram cuidar das mudas plantadas. “A atividade foi planejada pelas entidades pensando no legado importante a ser deixado às futuras gerações e na importância de cada um contribuir para a manutenção do ambiente equilibrado e, principalmente, com o objetivo de cada vez mais despertar a sensibilidade ambiental na população, por meio da Educação Ambiental”, informou a PMA, em nota.
Dentre as mudas plantadas estão as espécies piúva, aroeira e ingá do brejo. Ainda no início do mês, outras equipes iniciaram a força-tarefa, a parceria entre o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), NFC (Nós Fazemos o Clima) e a Agrosintropia também está dando uma nova esperança para gerar mais vida, plantando desde árvores de rápido crescimento a frutíferas de diversos tipos.