Com a melhora nos índices de chuva, umidade e temperatura o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) resolveu suspender a proibição de queima controlada nas regiões da Bacia do Paraná, Bacia do Rio Paraguai e região do Planalto.
Porém, o diretor presidente do Imasul André Borges explica que as condições ainda não são favoráveis para a atividade de queima controlada na área de uso restrito do Pantanal.
Conforme ele justifica na Portaria, a decisão de liberar a queima nas outras áreas e prorrogar a proibição na Área Restrita do Pantanal até o final deste ano, tem como base as previsões meteorológicas e prognósticos feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia, além é claro das ponderações no Informativo de monitoramento de incêndios florestais no Estado.
A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais, no caso as equipes do Corpo de Bombeiros ou brigadistas que atuam na região.