As previsões e condições climáticas desta semana indicam a predominância do calor atrelado à pancadas de chuva em todo o Mato Grosso do Sul.
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar das altas temperaturas, os municípios sul-mato-grossenses contarão com uma semana mais chuvosa, especialmente no fim da tarde, segundo ele, condição característica da primavera, estação atual.
“Com a chegada da primavera, esse comportamento é natural. Com as temperaturas elevadas, o calor e a alta umidade relativa do ar, as pancadas de chuva serão recorrentes e normais, principalmente no fim da tarde”, disse ao Correio do Estado.
De acordo com o meteorologista, essa condição climática ganha força principalmente no decorrer do dia, e pode ser observada de forma mais intensa entre o fim das manhãs e o início das tardes. Iniciada no último dia 22, a estação se estende até dezembro deste ano.
“A tendência é de que as pancadas de chuva ocorram com mais frequência neste período, uma vez que a estação (primavera) ainda está em fase inicial”, relatou Heráclio Alves.
Conforme o meteorologista, Campo Grande terá uma semana com máximas entre 31°C e mínima entre 21º C, com umidade relativa do ar entre 95% no período da manhã e 40% durante a tarde.
Em Dourados, a previsão é de que os termômetros marquem máximas de 30°C e as mínimas sejam de 19ºC, com umidade relativa do ar com 65% em média, condições similares às de Ponta Porã, onde a umidade relativa do ar será a mesma, com máximas de 30ºC e mínimas de 18ºC.
Em Coxim, região norte do estado, a máxima chega a 40ºC nesta segunda-feira (17). Segundo o Inmet, a variação de temperatura será de 17ºC amanhã, com umidade relativa do ar alcançando 100% ao longo da semana.
No mesmo período, Cassilândia registra temperaturas mínimas entre 22ºC e máximas de 35ºC, com umidade relativa do ar entre 35%.
Em Corumbá, região do Pantanal, as variações ao longo do dia serão de até 20ºC, com as temperaturas mínimas entre 20ºC/21ºC e máximas de até 40ºC entre esta segunda-feira e a próxima quinta (20).
De acordo com Heráclio Alves, as características da estação tendem a se acentuar a partir da próxima terça-feira (18) em todo o Estado.