Valdinei de Lima Ferreira está sendo acusado de ter praticado homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, contra a vítima André de Freitas Santos, e tentativa de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima, contra a vítima Paulo Sérgio de Oliveira Santos.
Na denúncia o Ministério Público desconsiderou o depoimento das testemunhas que narraram que houve uma discussão entre André e Valdinei, em que André teria jogado uma cadeira ou uma mesa em cima de Valdinei.
A defesa de Valdinei agora está sendo feita pela dupla de criminalista famosa do Estado, que vem vencendo júris importantes, Dr. Alex Viana e Dra. Herika Ratto. No último júri a dupla ganhou repercussão nacional após o Promotor de Justiça ter quase partido para cima do Dr. Alex Viana no plenário.
Em entrevista com o Dr. Alex Viana, que é especialista em júri e em direito criminal, este nos disse que: “O caso está no início, não havendo muito o que se falar. Mas consideramos estranho a acusação não ter mencionado na denúncia a discussão anterior entre André e Valdinei, onde este além de ter interferido na conversa do casal, ainda, arremessou uma cadeira na direção de Valdinei. Na instrução todos esses equívocos devem se dissipar”.
Para a Dra. Herika Ratto, que além de ser especialista em direito penal, ainda é especialista em perícia criminal, é preciso trabalhar com a verdade e não com fantasias: “Estamos falando de vidas aqui, todos os envolvidos merecem respeito, devendo o caso ser julgado nos limites do que realmente aconteceu, e, por isso, não é correto omitir pontos importantes com o objetivo de se criar uma teoria acusatória demonizando o réu. Valdinei é um homem honesto e trabalhador que cuida dos seus filhos e da sua família com muito esmero, não pode ser tratado como se fosse um bandido, é bom esclarecer ele é primário e nunca se envolveu em nenhum problema dessa espécie”.
Entenda o caso – A esposa de Valdinei estava fazendo um curso de eletricista. No dia 18/12/21 ela foi em uma confraternização que as vítimas tinham organizado em decorrência do término do curso. Sem saber da confraternização, e com a esposa desaparecida, como já era noite, Valdinei foi procurar a esposa. Quando a encontrou passou a indagar se era certo o que ela estava fazendo, foi quando André começou a intervir na conversa, tendo jogado uma cadeira na direção de Valdinei. Além disso, segundo Valdinei, André ainda falou que iria dar umas “capacitadas” na cabeça dele.
Preocupado com o que os dois poderiam fazer com sua esposa, que já estava embriagada, voltou lá com uma arma e efetuou dois disparos, que acabaram ceifando a vida de André e deixado sequelas em Paulo.
O caso agora vai para instrução, onde serão ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa. O acusado permanece preso preventivamente.