O número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) inadimplentes passou de 5,73 milhões, em dezembro de 2022, para 5,72 em janeiro de 2023, de acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O total de dívidas negativadas foi de 39,4 milhões e valor total de R$ 89,5 bilhões.
Desde julho de 2021, a média é de 7,1 dívidas por empresa. Das empresas negativadas, 53,6% eram do setor de Serviços, 37,4% do Comércio e 7,7% da Indústria. O recorte do Indicador de Inadimplência das Empresas por Unidades Federativas revela que, em janeiro, três estados do Sudeste lideraram o ranking: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), quando a situação financeira de uma empresa está em queda, com diversas inadimplências no histórico e um grande risco de paralisação por falta de verba, a busca por crédito é a solução.
“O empréstimo empresarial funciona como uma injeção rápida de dinheiro, suficiente para quitar algumas dívidas, investir em uma solução que traga retornos rápidos ou na criação de estratégias que aumentem as vendas e o faturamento”, afirma nota do Sebrae.
A concessão de crédito é feita por meio do contato do empresário com as empresas do setor financeiro. O Sebrae indica três soluções para retomar o equilíbrio do negócio:
- Empréstimo para capital de giro
Esse tipo de empréstimo garante que a empresa consiga funcionar apesar das dificuldades que ela esteja enfrentando. O crédito assegura que produtos ou matérias-primas possam ser comprados e as demais despesas supridas. As vantagens desse tipo de empréstimo são que quase sempre os juros são fixos e o valor pode ser quitado em poucos meses.
- Microcrédito
Microcréditos são empréstimos de valores baixos direcionados exclusivamente para ajudar micro ou pequenos negócios. Essa solução financeira dá o suporte necessário para que as empresas possam se expandir e se desenvolver. O processo de solicitação e concessão do crédito é rápido e pouco burocrático.
- Antecipação de recebíveis
Neste empréstimo, é concedido ao empresário apenas o dinheiro que ainda está para cair na conta, adiantando um valor que estará no fluxo de caixa em alguns dias. É um empréstimo de valor limitado e que será totalmente quitado num futuro próximo. Para conseguir esse adiantamento de valores, é preciso ter uma gestão financeira muito controlada e detalhada para saber o valor real do que vai entrar e conseguir quitar o crédito.