COP

Irã dispara mísseis contra Israel e atinge Tel Aviv

Por Redação

Em 14 de junho de 2025

0 Compart.
Foto: Leo Correa/AP/picture alliance

Israel lançou um ataque sem precedentes contra o Irã na madrugada desta sexta-feira (13/06), com o objetivo de desmantelar suas instalações nucleares, matando ao menos três dos chefes militares do país e seis cientistas nucleares de alto escalão. A ofensiva foi anunciada como o início de uma operação prolongada para impedir que Teerã construa uma bomba atômica e desencadeou uma troca de agressões entre os países.

O Irã chamou a ação de “declaração de guerra” e retaliou imediatamente com o lançamento de mais de 100 drones em direção ao território israelense.

A nova onda de ataques gerou temores de que as tensões entre os rivais, fortemente armados, se transformem numa guerra em grande escala no Oriente Médio.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), das Nações Unidas, alertou para o risco de “liberações radioativas com graves consequências” após os ataques israelenses à infraestrutura nuclear do Irã.

O presidente americano Donald Trump aproveitou a ocasião para pressionar o Irã a selar um acordo nuclear com os Estados Unidos “antes que seja tarde demais”.

Contudo, na noite de sexta-feira (no horário local), os países trocaram uma nova rodada de agressões. Mísseis atingiram a região de Teerã e as proximidades de Fordow – uma instalação nuclear que havia sido poupada por Israel na primeira leva de ataques.

Já a Guarda Revolucionária do Irã disparou dezenas de projéteis contra Israel, furando o Domo de Ouro israelense e atingindo pontos de Tel Aviv e Jersualém em duas ondas de ataques. O governo de Israel pediu à população para se proteger em abrigos subterrâneos.

Até o momento, o Irã confirmou que 78 pessoas morreram e 320 ficaram feridas por ataques israelenses, entre militares e civis. Em Tel Aviv, 34 pessoas ficaram feridas.

Ataques israelenses matam 78 no Irã; retaliações deixam três mortos em Israel

Socorristas atuam em regiões atingidas de Tel Aviv
Socorristas atuam em regiões atingidas de Tel Aviv. Mísseis iranianos furaram Domo de Ferro israelenseFoto: Itai Ron/REUTERS

O primeiro dia de agressões entre Israel e Irã deixou vítimas nos dois países.

Segundo o embaixador do Irã na ONU, Amir Saeid Iravani, 78 pessoas morreram e 320 ficaram feridas na primeira onda de ataques israelenses contra instalações nucleares do Irã, entre civis e militares.

O número de mortos em Israel subiu de um para três na madrugada de sábado, de acordo com o serviço de emergência israelense, após um míssil ter atingido o centro de Israel. Dezenas de pessoas ficaram feridas, e prédios, destruídos.

Fonte: DW

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...