A produção de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) aumentou 15,1% no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado – foram 206 mil unidades x 179 mil unidades.
Sobre o mês anterior, houve queda de 0,8%. Em setembro foram montadas 207,8 mil unidades.
No acumulado do ano, ante 2021, o crescimento é de 7,1%. Já são 1,9 milhão de unidades fabricadas.
As informações foram divulgadas nesta terça-feira (8) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“No mês de outubro tivemos algumas paralisações. Nós tivemos algumas fábricas que paralisaram as suas atividades, porém não paralisaram por vários dias. Nós tivemos paradas específicas de algumas fábricas e isso demonstra que essa produção acabou sendo recuperada de alguma forma. Tivemos três fábricas que estiveram paradas no mês de outubro”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da associação, em coletiva de imprensa.
E completa: “a crise de semicondutores continua. Ela é hoje o maior desafio da indústria. Mas ela vem se mostrando menos crítica, menos caótica do que apresentava meses atrás”.
Queda na produção devido as manifestações
Devido as manifestações antidemocráticas realizadas no Brasil recentemente, houve queda de até 9 mil unidades em produção no último dia do mês, diz a Anfavea.