Estamos todos familiarizados com os avanços da NASA no campo da astronomia, mas talvez você se surpreenda ao descobrir que algumas das invenções dessa agência espacial podem estar na sua casa ou até mesmo em você, enquanto lê esse texto. Desde que foi fundada em 1958, a NASA inventou todos os tipos de tecnologia para resolver os problemas peculiares da exploração espacial. E algumas dessas invenções foram licenciadas por empresas que fabricam produtos. Conhecidas como “spinoffs” no jargão da NASA, hoje, a gente pode basicamente encontrar essas invenções em todos os lugares.
Fórmula infantil enriquecida –
A NASA testou pela primeira vez o uso de microalgas como ingrediente de enriquecimento nutricional para viagens espaciais de longa duração. Este ingrediente é agora encontrado em mais de 90% das fórmulas infantis vendidas no mundo.
Alimentos embalados com segurança –
Originalmente destinado a garantir a segurança dos alimentos em voos espaciais, a NASA e a Pillsbury criaram uma nova abordagem sistêmica para o controle de qualidade de alimentos pré-embalados. Mais tarde, esse se tornou um padrão da indústria em todo o mundo.
Espuma viscoelástica –
Espuma viscoelástica, também conhecida como espuma de memória, foi criada pela primeira vez como acolchoamento para melhorar a proteção contra acidentes aéreos. Agora é encontrada em tudo, desde colchões a selas a cavalo e bancos de montanha-russa.
Aspirador de pó sem fio –
Nos anos 70, a NASA precisava de uma nova broca para recolher poeira da superfície da Lua. Eles precisavam de um design pequeno, leve e com sua própria fonte de energia. Então, a NASA contratou a Black & Decker para criar a ferramenta, que se tornou um sucesso. E a partir dos mesmos princípios da broca da Lua, eles criaram o aspirador de pó portátil.
Aparelhos dentários transparentes –
Aparelhos invisíveis são feitos usando alumina policristalina translúcida, que foi originalmente desenvolvida pela NASA para rastrear mísseis de busca de calor.
Celulares com câmera –
Nos anos 90, a NASA criou uma câmera pequena o suficiente para caber em uma espaçonave sem sacrificar a qualidade. A tecnologia, conhecida como sensores de imagem CMOS, agora é usada nas câmeras dos nossos telefones.
Tomografias Computadorizadas –
Usadas todos os dias por milhões de pessoas ao redor do mundo, as tomografias computadorizadas foram originalmente desenvolvidas para criar imagens digitais avançadas para programas espaciais.
Lentes resistentes a arranhões –
Nos anos 70, a NASA desenvolveu uma maneira de aplicar um tipo específico de revestimento de plástico fino na espaçonave. Eles então perceberam que isso poderia ser usado como revestimentos resistentes a arranhões em viseiras de capacetes espaciais. E com a ajuda da empresa de óculos de sol Foster Grant, a tecnologia logo foi aplicada às lentes de plástico.
Aviões resistentes ao gelo –
Graças a um sistema de degelo termoelétrico chamado Thermawing, que foi desenvolvido pela NASA, podemos voar com segurança através de condições de congelamento.
GPS de precisão –
Juntamente com o Laboratório de Propulsão a Jato, a NASA criou uma tecnologia que permite que a gente consiga usar o GPS no telefone, mesmo sem qualquer conexão sem fio.
Óculos de sol com proteção UV –
Os cientistas desenvolveram uma cortina de soldagem nos anos 80, capaz de absorver, filtrar e espalhar luz intensa. Mais tarde, eles perceberam que essa mesma tecnologia poderia ser usada para óculos de sol, e foi assim que os óculos de sol com proteção UV surgiram.
Termômetros de ouvido –
Usados por pais de bebês e crianças doentes, esses termômetros usam a tecnologia de anatomia infravermelha, que foi inventada pela NASA e pela Diatek.
Sistemas de purificação da água da piscina –
Graças à NASA, as piscinas recreativas não precisam ser um terreno fértil para bactérias. No início dos anos 60, eles desenvolveram um ionizador de prata eletrolítico para purificar a água potável para os astronautas. Agora essa tecnologia é usada para manter as piscinas limpas.
Elementos dos notebooks –
Em 1983, a NASA adicionou sua tecnologia a um laptop antigo, chamado Shuttle Portable Onboard Computer (SPOC). Mais tarde, eles modificaram o design, incorporando componentes que acabariam em notebooks individuais para o público geral, como o resfriamento baseado em ventilador.
Moldagem de borracha por sopro –
A tecnologia usada nos tênis Nike Air foi originalmente desenvolvida para trajes espaciais. O ex-engenheiro da NASA M. Frank Rudy patenteou sua tecnologia de moldagem de borracha por sopro, que a Nike mais tarde usou em seus tênis.
Mouse de computador –
Nos anos 60, a NASA desenvolveu o mouse de computador para tornar os computadores mais interativos, permitindo que os usuários manipulassem dados na tela.
Revestimento anticorrosivo –
Como o equipamento espacial deve suportar condições radicais, como o calor da exaustão do foguete e temperaturas congelantes do espaço, a NASA desenvolveu o revestimento anticorrosivo.
Tecidos de roupas esportivas –
A roupa esportiva é feita de materiais com tecnologia de sistema de resfriamento, que foi originalmente inventada para manter os astronautas protegidos do ambiente inóspito do espaço.
Bomba de insulina –
Pessoas com diabetes podem agradecer à NASA pela bomba de insulina. Eles criaram o dispositivo que pode monitorar os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa e enviar sinais para liberar insulina no corpo quando necessário.
Implantes cocleares –
O engenheiro Adam Kisseh era deficiente auditivo e estava insatisfeito com os aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Então, ele criou sistemas de sensores de som e vibração para desenvolver a tecnologia de implante coclear inicial, que usa impulsos elétricos em vez de amplificação sonora.
Vias expressas seguras –
Para evitar acidentes aéreos em pistas molhadas, a NASA desenvolveu uma técnica de ranhuras no concreto. Isso agora é usado em rodovias também.
Alimentos liofilizados –
A tecnologia de liofilização foi desenvolvida pela NASA para tornar os lanches mais portáteis para longas missões Apollo. Neste processo, os alimentos são cozidos, congelados e aquecidos lentamente em uma câmara de vácuo para remover o gelo. O processo conserva 98% do valor nutricional com apenas 20% do peso original do alimento.
Revestimento contra névoa para óculos –
Para evitar que as janelas de suas espaçonaves embaçassem, a NASA desenvolveu um revestimento contra neblina para o vidro, que mais tarde foi licenciado para mais de 60 empresas. Feita de detergente líquido, água deionizada e óleo resistente ao fogo, a solução pode ser encontrada em óculos de esqui, janelas de carros e muitos outros itens.
Células solares de alta potência –
Quem mora em uma casa equipada com células de silício cristalino de energia solar, tem que agradecer à NASA por suas contas de energia mais baixas. Juntamente com a SunPower Corporation, eles desenvolveram as células de energia de alto desempenho e baixo custo para poder alimentar aeronaves pilotadas remotamente, sem qualquer peso extra.
Pneus resistentes ao frio –
Para a missão Apollo 14 em 1971, a NASA projetou uma bancada de trabalho portátil sobre rodas, chamada de Modularized Equipment Transporter (MET). Os pneus permaneceram emborrachados a -126°C. Os fabricantes começaram então a oferecer pneus de inverno para carros, que foram formulados usando o mesmo material espesso.
Aluminized Mylar –
Usados para regular a temperatura corporal, esses cobertores foram desenvolvidos pela NASA para proteger naves espaciais e astronautas de quedas extremas na temperatura. Hoje você pode encontrá-los em muitos kits de emergência.
Botas de esqui –
As botas de esqui, que permitem o esqui de precisão, usam uma adaptação da tecnologia usada nas juntas de trajes espaciais.
Isolamento polimérico aluminizado –
Criados para isolar os módulos de comando da radiação solar e das temperaturas do espaço, esses filmes brilhantes agora podem ser encontrados em casas e edifícios comerciais.
Fones de ouvido sem fio –
A NASA desenvolveu fones de ouvido sem fio para permitir que os astronautas se comunicassem com as mãos livres e sem fios.