Na noite de quinta-feira (07), foi realizada em São Gabriel do Oeste, a cerimônia de finalização do curso Qualidade Total Rural, resultado da parceria entre Sebrae/MS, Aurora Alimentos e a Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (COOASGO). O evento reuniu os participantes do curso, bem como, familiares e autoridades locais.
A cerimônia marcou o encerramento da capacitação, que ocorre anualmente, desde 2013, com o intuito de melhorar a cadeia produtiva de suinocultores da região norte do Estado, elevando os níveis de competitividade, influenciando a sustentabilidade das propriedades e fortalecendo a cadeia produtiva e a cooperação entre os produtores. Neste ano, 18 propriedades rurais concluíram o curso, com 25 produtores ao todo.
De acordo com a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, a instituição qualificou os produtores rurais, permitindo a organização das etapas do processo, o planejamento das atividades e preparação da propriedade para novos cenários. Este conjunto de ações integra a estratégia de encadeamento produtivo, que visa aumentar produtividade e a competitividade dos pequenos negócios e inseri-los nas cadeias de valor das grandes empresas.
“Junto aos parceiros, tivemos mais uma ação de encadeamento produtivo, onde a gente trabalha, por meio de capacitações e consultorias, a questão de aprimorar a competitividade das propriedades rurais, a organização da propriedade, a gestão financeira, para termos uma melhor gestão dentro das empresas rurais. É importante no tempo atual levarmos mais tecnologia e gestão, com análise de produtividade, de desperdício, por meio de indicadores, para obter resultados com as empresas rurais. Isso traz, a longo prazo, uma sustentabilidade melhor dos pequenos negócios”, destacou Softov.
Reforçando a importância da parceria, o gerente de produção da Cooasgo, Marcos Ângelo Piaia, afirmou que o resultado do trabalho conjunto entre as instituições envolvidas é visto, tanto no volume e qualidade da produção, quanto na melhoria do estilo de vida desses pequenos empreendedores. “O principal objetivo do QT Rural é passar conhecimento e capacitação ao produtor para que ele possa gerir seu próprio negócio. As consequências disso são aumento da renda e da qualidade de vida desses pequenos produtores, o que torna a parceria muito satisfatória”, avaliou o gerente.
Gestão nas propriedades rurais
Durante o evento de encerramento, cada propriedade participante do curso apresentou de banners de resultados concretizados, com missão, valores e visão de futuro do empreendimento.
“O papel do Sebrae foi de qualificar e fomentar a área da suinocultura e as atividades agregadas como pecuária de corte e agricultura. A parceria vem desde 2013 sendo consolidada anualmente por meio das capacitações que, este ano, contou com 11 encontros para preparação dos grupos”, afirmou Volmir Meneguzzo, que é consultor do Sebrae/MS e acompanhou todo o processo.
Segundo Meneguzzo, ainda neste ano, a parceria contemplará a formação de mais turmas, na temática de Qualidade e Sustentabilidade. Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pelo número 0800 570 0800.