
O proprietário de uma fazenda, localizada a 7 km, acionou por volta de 08h30min desta terça-feira (04) os Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste, para efetuar a captura de um animal silvestre da espécie Tapirus terrestris (anta), que apareceu na propriedade. Segundo o comunicante, o animal apareceu nas proximidades da sede da propriedade e ele percebeu que o bicho colidia com construções, árvores e tudo à sua frente, dando sinal de que aparentemente não tinha visão.
A PMA foi rapidamente ao local e capturou a anta, um macho, que apesar de não demonstrar estar debilitada não tinha visão em nenhum dos olhos. A equipe encaminhou o bicho ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.
Segundo o veterinário do CRAS, Lucas Cazatti, que deu o primeiro atendimento, o animal estava conseguindo se alimentar e estava bem nutrido e que a cegueira pode ser devido a um possível quadro de diabetes, podendo ter causado catarata. Porém, exames serão realizados para a identificação e possível tratamento do problema, objetivando a recuperação para reintrodução do animal na natureza.