O que é o balé das vacas? Segundo o telespectador Jerônimo Campos, de Novo São Joaquim, em Mato Grosso, a expressão lhe trouxe alguma curiosidade.
Assim, Campos buscou o Giro do Boi, que, por sua vez, acionou o zootecnista Guilherme Marquez para tirar a dúvida do telespectador. O especialista fez então suas pesquisas para esclarecer a pergunta no quadro Giro do Boi Responde.
“O balé das vacas […] é aquele comportamento alegre da vaca após uma mudança de manejo desse animal”, disse em resumo.
PALCO PARA O “BALÉ DAS VACAS”
Conforme detalhou Marquez, a situação acontece com mais frequência em países de inverno rigoroso. As vacas estão soltas a pasto e precisam ir para um local fechado. Por exemplo, um compost barn, para fugir da neve.
Em seguida, quando o inverno passa, as vacas são soltas novamente. “Esses animais vão saltar, vão pular, vão dançar. Vão fazer um balé. É muito comum isso, principalmente na Europa, onde existe o inverno e essas vacas têm que ser fechadas, senão vão morrer lá fora porque a neve vai causar esse problema de muito frio. Portanto, elas não conseguiriam sobreviver. Então os produtores levam as suas vacas para dentro de galpões e elas ficam ali no período de inverno todinho”, acrescentou.
“Depois disso, quando chega a primavera, abrem-se as portas desses galpões e deixam as vacas saírem para os pastos. Esses vídeos estão cada vez mais sendo multiplicados na internet. É pela alegria das vacas de saírem daquele galpão durante o inverno”, sustentou.
MUDANÇA NECESSÁRIA
Em conclusão, Marquez reforçou que o confinamento das vacas, sobretudo no inverno, é uma necessidade. “Senão elas vão morrer no inverno. Aí elas saem e vão para o pasto. Então a alegria de elas de saírem dançando e pulando, lembrando um balé, é que é chamado de balé das vacas. É essa a mudança de comportamento da vaca quando ela vai para um ambiente que é novo para ela e um ambiente em que ela está muito feliz. Logo, ela sai saltitante, pulando e demonstrando essa alegria”, disse.