Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste capturaram uma serpente da espécie Bothrops moojeni (Jararaca caiçara), depois de serem acionados no final da manhã desta quarta-feira (02) por um funcionário do Centro de Educação Infantil Venância Gonçalves Ferreira na cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS).
O funcionário telefonou para a PMA, quando viu a serpente escondida em uma fresta na parte interna de uma máquina de lavar roupas, próxima a tampa de abertura do eletrodoméstico, que ele abrira.
Uma equipe da PMA foi rapidamente ao local e a serpente com aproximadamente 1,2 metro, que é peçonhenta, foi capturada com uso de um gancho especial e foi colocada em uma caixa de contenção. O animal não apresentava ferimentos e foi solto em um reserva florestal distante da cidade.
A Jararaca caiçara (Bothrops moojeni) é uma espécie comum no Brasil, extremamente peçonhenta e é a serpente mais agressiva e que causa mais acidente dentre todas as jararacas. Alimenta-se de pequenos roedores. Aliás, as jararacas possuem envenenamento botrópico e são as maiores causadoras de acidentes com humanos.