Tor4Beer
Posto Taquari

PUBLICIDADE

COP

PM visita comércios e divulga cartilha com orientações de segurança em Rio Verde

Por Redação

Em 7 de maio de 2021

Foto: 5º BPM

A Polícia Militar de Rio Verde realizou na manhã desta sexta-feira (07), uma série de visita ao comércio para divulgar cartilha com orientações de segurança.

As visitas ao comércio local vem acontecendo desde o início de segunda-feira (03), com o intuito de divulgar a cartilha que foi elaborada pelos policiais militares de forma a prevenir crimes e proporcionar uma maior segurança a todos.

Segue as orientações de segurança para o comércio:

Abertura do estabelecimento:

O momento em que o comércio é mais vulnerável é a abertura e fechamento, são muitos os relatos de que bandidos rendem proprietários e equipe nestes momentos e roubam mercadorias e valores.

Observe bem as imediações de seu comércio antes de abri-lo ou fechá-lo. Faça sempre acompanhado de um funcionário, ou alguém de sua confiança, e ao perceber a aproximação de alguém com atitude suspeita, ligue 190.

Rotinas bancária:

Um dos momentos críticos em uma empresa são as movimentações bancárias em que é preciso dinheiro em espécie tanto em saque quanto em depósitos, este tipo de informação tem que ser extremamente controlada.

Vazamentos de informação sobre saques ou depósitos de grandes quantias são munição para os criminosos que estão atrás de um dinheiro fácil. Não o faça repetindo horários.

Cuidados com o Caixa:

Definir uma posição estratégica para o caixa onde não fique muito exposto ou visível já irá conter as expectativas de qualquer pessoa mal intencionada, o ideal é no centro da loja com as costas voltada para a parede lateral.

Sangrias e fechamentos de caixa assim como os saques e depósitos são informações que devem ser restritas às pessoas que realmente estejam envolvidas neste afazeres. O caixa deve ser montado de modo que terceiros não tenham visual ou acesso direto ao dinheiro.

Proteção das mercadorias:

Furto é a maneira mais comum de prejuízo que o crime pode levar para seu comércio, e assim como na proteção do caixa, o posicionamento da mercadoria pode evitar muitos transtornos.

Mercadorias com valor alto devem ser protegidas seja por localização ou com a instalação de alarmes nos produtos, porém não são apenas mercadorias de alto valor que os bandidos ficam de olho, produtos pequenos que podem ser facilmente escondidos em bolsos ou bolsas também estão na mira dos ladrões.

Crie zonas seguras onde possa alocar produtos pequenos ou de alto valor. Adoção de vidros na fachada permite melhor visibilidade. Mas deve estar acompanhada de dispositivos móveis de contenção, como grades ou portas sanfonadas de ferro.

Treinamento para a equipe:

O entrosamento entre a equipe para a empresa alcançar seus resultados é extremamente importante também para a segurança. Todos os funcionários devem saber quais são as medidas de segurança que devem adotar e isso se dá com treinamento.

A frente de loja nunca deve ser deixada sem a presença de um funcionário, o caixa também é um posto onde não deve ficar vazio.

Espelhos em pontos cegos:

Umas das estratégias mais antigas e eficazes para garantir a segurança em vários ambientes são a instalação de espelhos.

Espelhos esféricos em finais de corredores ajudam e muito a equipe de segurança ou até mesmo os funcionários da loja a ficarem de olhos em todos os cantos e em todos os ângulos.

Sistema de vídeomonitoramento e alarmes:

Os sistemas de videomonitoramento e alarme são itens obrigatórios para quem se preocupa com a segurança do comércio, sendo os sensores de alarme mais conhecidos e funcionais são os sensores de presença e magnéticos.

As gravações das imagens devem ser armazenadas em local de acesso restrito.

Os sensores de presença podem ser posicionados em passagens estratégicas como corredores de entrada e os sensores magnéticos são ideais para portas e janelas.

Rede de vizinhança solidária:

É fundamental que os comerciantes estabeleçam uma rede de vizinhança solidária, para aumentar a vigilância sobre os estabelecimentos (rede de contato por telefone, tecnologias da comunicação, entre outros meios).

Deste modo um comerciante pode auxiliar com a segurança do outro, aumentando a vigilância na sua região, e podendo mais facilmente acionar a Polícia Militar caso surja alguma situação suspeita.

Sempre obtenha o máximo de informações sobre indivíduos em atitude suspeita, ao acionar a Polícia Militar através do número 190.

Avalie a segurança de seu estabelecimento “Sim” ou “Não”:

 O caixa está posicionado de costas para a parede lateral ou dos fundos?

O caixa está posicionado em local que permite perceber quem entra e sai, e ainda ser visualizado da área interna e externa da loja?

A fachada (portas e vitrines) do estabelecimento permite boa visibilidade da rua para o interior da loja e vice-versa?

As portas e vitrines possuem dispositivos de contenção (ex. grades, esteiras) que permitam a visibilidade e proteção da loja?

As prateleiras e gôndolas permitem a visibilidade através delas?

O interior da loja possui espelhos convexos e/ou câmeras de monitoramento, sobretudo, nos locais em que há ponto cego?

As gavetas do caixa estão posicionadas de modo a dificultar a visualização e o acesso por parte do cliente?

Há sistema de videomonitoramento e de alarmes?

As câmeras estão instaladas permitindo identificar as pessoas que acessam a loja e as que estão próximas ao caixa?

As mercadorias e objetos estão dispostos de forma a impedir o acesso a partir da área externa (furto de pescaria)?

A edificação está projetada evitando a escalada (furto pelo teto)?

As mercadorias estão expostas em racks, balcões ou armários, com proteção de vidro, que não permitam o acesso direto ao objeto?

As mercadorias de pequeno porte (como joias e eletrônicos) estão presas em dispositivos do tipo pega-ladrão?

O caixa central da loja está provido de cofre boca de lobo?

É realizada a “sangria”, evitando acúmulo de dinheiro nos caixas?

Há sigilo sobre os procedimentos de transporte de valores?

Os horários de transporte de valores são variados?

Os andares superiores, quando houver, possuem os mesmos sistemas de segurança do andar térreo?

O comércio da sua região possui alguma rede de vizinhança solidária?

As aberturas (janelas e portas) possuem dispositivos de contenção que impeçam o acesso ao interior da loja e arrombamentos?

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.