Os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso estão avançando em um projeto estratégico para aproximar duas das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil: os pantanais sul-mato-grossense e mato-grossense. A construção de uma ponte de concreto, ligando a Estrada Transpantaneira (MT) à MS-214 (MS), promete facilitar a conexão entre Corumbá (MS) e Porto Jofre, em Poconé (MT).
Esta será a primeira ligação física entre os dois pantanais, criando um corredor ecológico que fomentará o ecoturismo e beneficiará as economias locais. A parceria entre as secretarias de infraestrutura dos dois estados já avançou para uma visita técnica que identificou o traçado mais viável para a ponte, com cerca de 300 metros de extensão, ao custo estimado entre R$ 50 e R$ 60 milhões.
O projeto, que será elaborado por Mato Grosso, terá os custos de construção divididos igualmente entre os dois estados. A secretária-adjunta de obras rodoviárias de Mato Grosso, Nivia Calzolari, destacou o potencial ecológico e turístico dessa região do Pantanal e a importância dessa conexão com Mato Grosso do Sul.
O novo acesso terá grande impacto no turismo e na economia locais, fortalecendo a observação de fauna, especialmente as onças-pintadas, e proporcionando melhor infraestrutura para o turismo de pesca e ecoturismo, gerando empregos e desenvolvimento sustentável.
Além disso, o Governo de Mato Grosso do Sul avança na implantação da MS-214, que facilitará o acesso até a nova ponte. Com previsão de conclusão em breve, essa estrada servirá de corredor para o transporte de gado e insumos, impulsionando a integração econômica e ambiental dos estados e tornando o Pantanal mais acessível para visitantes nacionais e internacionais.
Fonte: Maikon Leal com informações da Seilog e Agesul