COP

Marinha do Brasil realiza dois resgates aeromédicos no Pantanal

Por Redação

Em 26 de janeiro de 2026

0 Compart.
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Dois homens, de 33 e 40 anos, foram resgatados em operações aeromédicas realizadas pela Marinha do Brasil na última sexta-feira (23), em propriedades rurais localizadas no Pantanal de Corumbá, no oeste de Mato Grosso do Sul. As ações ocorreram após solicitações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

O primeiro resgate foi realizado no início da tarde, quando um homem de 33 anos precisou de atendimento médico após sofrer um acidente durante uma montaria, em uma fazenda situada a aproximadamente 100 quilômetros de Ladário. Conforme os bombeiros, a vítima sofreu uma “rodada de cavalo”, situação em que o animal realiza um movimento brusco, provocando a queda do cavaleiro. O homem apresentava lesão na perna direita e suspeita de fratura em uma das costelas.

Já o segundo atendimento ocorreu no fim da tarde. Um homem de 40 anos ficou ferido ao manusear uma roçadeira, sofrendo a perda da ponta de um dos dedos da mão esquerda. Para o resgate, foi necessário um deslocamento aéreo de mais de 130 quilômetros, com duração aproximada de uma hora e meia.

Em ambas as ocorrências, os resgates foram realizados pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), com acompanhamento de médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Após a chegada ao heliponto, as vítimas foram encaminhadas por ambulâncias do Corpo de Bombeiros Militar ao Pronto-Socorro de Corumbá.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que as Evacuações Aeromédicas (EVAMs) realizadas com helicópteros do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) fazem parte de ações de cooperação com o Corpo de Bombeiros. Esse tipo de operação é empregado em locais de difícil ou inviável acesso por via terrestre e em situações de comprovada emergência.

A instituição destacou ainda que a execução dos voos depende de diversos fatores, como condições meteorológicas favoráveis, operações realizadas exclusivamente em período diurno e a distância até o local do sinistro.

Acidente com roçadeira causou perda da ponta de um dos dedos da vítima. Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

DC/AB

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...