COP

Governo decreta emergência por risco de incêndios florestais no Pantanal

Por Redação

Em 3 de maio de 2021

0 Compart.
No ano passado, incêndio destruiu vários hectares de vegetação no Pantanal – Foto: Arquivo

O baixo volume de chuvas, que já perdura por mais de um mês, e o indicativo de condições de seca para os próximos meses levaram o governo de Mato Grosso do Sul a decretar estado de emergência ambiental em todo o Estado, pelo risco da propagação de focos de incêndios florestais sem controle.

Conforme o decreto, publicado hoje (3) no Diário Oficial do Estado, o estado de emergência é válido por 180 dias para todo o Mato Grosso do Sul. A medida é preventiva.

De acordo com o governo, Mato Grosso do Sul está no início do período crítico para incêndio florestais, que atingem principalmente o Pantanal anualmente.

No ano passado, os 4,5 milhões de hectares do Pantanal brasileiro, 30% foi consumido pelo fogo, sendo 2 milhões de hectares no Mato Grosso do Sul, abrangendo nove municípios.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, afirmou, na semana passada, que o decreto segue a mesma linha do Ministério do Meio Ambiente.

Portaria do Ministério do Meio Ambiente, de março deste ano, já havia declarado estado de emergência ambiental em épocas e regiões específicas do País, sendo para Mato Grosso do Sul determinado o período de maio a dezembro.

O decreto estadual destaca que o baixo índice de chuvas dos últimos anos impactaram para o baixo nível do Rio Paraguai, com o secamento de áreas de grande extensão que, historicamente, deveriam permanecer permanentemente alagadas.

Este secamento favorece a queima de um material vegetal, chamado de turfa, e dificulta o trabalho de brigadistas no combate ao fogo, especialmente pela dificuldade de acesso à água, “resultando em processos de reignição e formação de novos focos de calor”.

“O volume de chuva nos meses de janeiro a março deste ano ficou abaixo da média histórica e a previsão para os próximos 18 dias é de chuva irregular. Esse conjunto de fatores acenderam o alerta de seca, por isso já propusemos a Emergência Ambiental ao governador Reinaldo Azambuja”, comentou o secretário.

Ainda segundo o decreto, os incêndios trazem graves riscos ambientais, em decorrência das condições climáticas derivadas das altas temperaturas, ventos fortes e baixa umidade relativa do ar, acarretando queda drástica na qualidade do ar.

A Semagro coordenará a articulação com órgãos públicos para a definição e a execução das estratégias de prevenção e de combate a incêndios florestais, no tocante às ações de fiscalização de desmatamentos e queimadas ilegais.

Quando houver risco iminente, os responsáveis pelas ações de combate aos incêndios poderão entrar nas casas para prestar socorro e usar de propriedade particular, quando houver risco iminente de perigo público.

Com o estado de emergência, ficam dispensadas de licitação os contratos de aquisição de bens necessários para a prestação de serviços e de obras relacionadas a incêndios florestais sem controle no Estado.

Também fica autorizada a contratação de pessoal para atendimento às necessidades temporárias.

Plano de prevenção

No fim do mês passado, foi lançado em Corumbá um Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no Pantanal, com objetivo de evitar novos desastres na região, além de se preparar para o período dos focos de calor no Pantanal.

A ação foi lançada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul com integração da Semagro. Investimento do governo do Estado é de R$ 56 milhões.

Os recursos serão usados para aquisição ou locação de viaturas, aeronaves e equipamentos.

A estratégia inclui preparar equipes com reconhecimento das áreas e estratégias por terra, água e ar, além de se preparar para o período dos focos de calor no Pantanal.

No íncio de abril já foram deslocadas duas equipes para os parques estaduais Nascente do Rio Taquari e Vale do Ivinhema.

A corporação também terá disponibilidade de maquinários para abrir acessos nas regiões sem estrada ou alagáveis. Os pontos críticos serão mapeados pelas equipes de levantamento.

Deixe seu comentário...

Rolando para carregar anúncio...