
Nesta quarta-feira, os voluntários da Expedição Alma Pantaneira realizaram uma nova etapa de atendimentos na Fazenda Imaculada, localizada na região da Nhecolândia, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Foram realizados mais de 500 procedimentos médicos e odontológicos, beneficiando moradores da fazenda e de propriedades vizinhas.
Entre as pacientes atendidas estava dona Manoelina Brás, de 85 anos, que passou por consulta médica e odontológica e precisou de uma delicada cirurgia para retirada de uma raiz dentária, procedimento realizado com sucesso pela equipe voluntária.
Além dos atendimentos clínicos, a expedição promoveu ações educativas de prevenção, com destaque para as palestras sobre o Outubro Rosa, que reforçaram a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também palestras sobre prevenção do câncer de próstata, dentro das ações de conscientização voltadas à saúde do homem.
Também foram ministradas palestras sobre primeiros socorros e atendimentos emergenciais, fundamentais para quem vive em áreas isoladas do Pantanal. O bombeiro militar Ademar Alves, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, que acompanha a expedição, orientou os moradores sobre o que fazer em casos de queimaduras, hemorragias, acidentes com animais peçonhentos e até como agir em uma situação extrema de encontro com uma onça.
“Uma primeira ação bem feita pode significar a diferença entre a vida e a morte. Além de falar sobre isso, deixamos também um resumo ilustrado e de fácil linguagem para ficar nas casas das pessoas”, explicou o bombeiro.
Com as ações realizadas até agora, a Expedição Alma Pantaneira já contabiliza cerca de 4 mil procedimentos médicos, odontológicos e sociais ao longo de sua jornada pelo Pantanal.
Nesta quinta-feira, a expedição segue viagem rumo à Fazenda São Geraldo, o último ponto de atendimento desta edição, encerrando mais um importante ciclo de solidariedade e cuidado com as comunidades pantaneiras.
Da assessoria/ML








