COP

Tênis: primeiro duelo entre Nadal e Federer completa 21 anos; relembre

Por Redação

Em 28 de abril de 2025

0 Compart.
Foto: Gonzalo Facello/Pexels

Duas lendas e um clássico eterno. Rafael Nadal e Roger Federer encantaram o mundo com sua rivalidade. Há exatos 21 anos, em 28 de março de 2004, eles se enfrentaram pela primeira vez, no Masters 1000 de Miami.

Desde então, a rivalidade entre os dois passou a atrair olhares do mundo todo. Vale destacar que os embates do tênis movimentam palpites em plataformas com bônus sem depósito, principalmente quando envolve nomes de peso. Aposta é assunto para adultos.

Ícones do tênis mundial, Rafael Nadal e Roger Federer protagonizaram vários duelos histórias e, a forma como tudo começou, foi curiosa.

Nadal x Federer: histórico entre eles

No primeiro duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer, o espanhol era o 34º do mundo e o suíço já liderava o ranking. O confronto foi válido pela terceira rodada de Miami e quem levou a melhor foi Nadal, com duplo 6 a 3.

O segundo duelo entre eles aconteceu um ano depois, novamente em Miami, mas dessa vez na final. Federer levou a melhor na primeira decisão entre eles, com 2/6, 6/7 (4), 7/6 (5), 6/3 e 6/1.

Ao todo, foram 40 confrontos, com 24 vitórias de Rafael Nadal e 16 de Roger Federer. A rivalidade entre eles foi a terceira com mais jogos no mundo do tênis, contando a Era Aberta. Dessa forma, só ficaram atrás de Federer x Novak Djokovic (50) e Djokovic x Nadal (60).

Foram 24 encontros em finais, com 14 triunfos para o espanhol e 10 para o suíço. Apesar de ficar atrás nos confrontos diretos, Federer levou a melhor nas últimas quatro decisões, ficando com a conquista em Basileia (2015), Aberto da Austrália (2017), Miami e Masters 1000 de Xangai (ambos também em 2017).

Apesar de toda a rivalidade, os tenistas se tornaram amigos. Em uma das imagens mais marcantes da história do tênis, Rafael Nadal não conteve as emoções na despedida de Roger Federer, derramando um mar de lagrimas.

“Para mim foi uma grande honra fazer parte deste momento incrível na história do nosso esporte e, ao mesmo tempo, de muitos anos compartilhando muitas coisas juntos. Roger sair do circuito significa que uma parte de mim está saindo com ele, por todas às vezes que ele esteve do outro lado da rede nos momentos mais importantes da minha vida. Foi emocionante ver a família, todas as pessoas, difícil de descrever”, disse o espanhol.

Tênis tem nova promessa: João Fonseca

Com 18 anos, João Fonseca é uma das maiores promessas do tênis e, ao comparar sua trajetória com a de grandes nomes na mesma faixa etária, é possível notar algumas curiosidades. 

Roger Federer, por exemplo, já figurava na 49ª posição do ranking mundial nessa idade, enquanto Fonseca é o 59º. No entanto, o suíço ainda não havia conquistado nenhum título de ATP, apenas um troféu de torneio Challenger em sua galeria.

Já em comparativo com o espanhol Rafael Nadal, o espanhol apresentava um retrospecto um pouco mais expressivo: ocupava a 51ª colocação no ranking e já havia vencido um torneio ATP, o de Sopot, na Polônia, além de somar dois títulos de Challenger, um a menos que João.

Por fim, em comparativo com Novak Djokovic, outro membro do chamado “Big Three”, o sérvio ocupava a 78ª posição e ainda não tinha triunfado em nenhum ATP, mas possuía três títulos de Challenger, mesma quantidade de João Fonseca até aqui.

Dessa forma, o brasileiro desponta como uma das promessas do mundo do tênis e, principalmente para os brasileiros, é a esperança para o presente e futuro do esporte.

Fonte: Redação

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...