Tor4Beer
Zito Gás

PUBLICIDADE

COP

ONU exige libertação imediata de opositor bielorrusso preso em avião desviado

Por Redação

Em 25 de maio de 2021

Captura de tela de vídeo anônimo sem data postado nas redes sociais mostrando o ativista Roman Protasevich falando de uma prisão de Minsk – TELEGRAM CHANNEL NEVOLF/AFP

A ONU exigiu, nesta terça-feira (25), a libertação imediata do jornalista opositor detido em Minsk após o desvio de um avião pelas autoridades bielorrussas e exigiu provas de que não foi torturado.

“Exigimos a libertação imediata de Roman Protassevich e de Sofia Sapéga (sua namorada), que devem ter permissão para chegar ao destino pretendido na Lituânia”, declarou um porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Rupert Colville.

“Tememos pela segurança de Roman Protassevich e desejamos obter a garantia de que ele será tratado com humanidade e não será submetido a maus-tratos ou tortura”, acrescentou ele, durante uma coletiva de imprensa em Genebra.

O porta-voz considerou que a aparição do jornalista na televisão estatal na segunda-feira à noite “não foi tranquilizadora, em razão dos aparentes hematomas em seu rosto e da alta probabilidade de que sua aparição não tenha sido voluntária e que sua ‘confissão’ tenha sido obtida à força”.

“Essas confissões forçadas são proibidas pela Convenção contra a Tortura”, recordou.

As autoridades bielorrussas são acusadas de terem desviado um voo comercial da companhia aérea irlandesa Ryanair, que efetuava a rota Atenas-Vilnius, para Minsk justificando uma suposta ameaça de bomba para poder prender Roman Protassevich, jornalista opositor de 26 anos que estava a bordo.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.