Tor4Beer
Zito Gás

PUBLICIDADE

COP

Inverno vem aí: veja como será a estação em Mato Grosso do Sul

Por Redação

Em 18 de junho de 2024

Apesar de expectativa de dias frios no início da estação, inverno deve ser de temperaturas acima da média. — Foto: Fábio Lima/O Popular

Nova estação à vista: o inverno começará pontualmente às 16h51min desta quinta-feira (21) em Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística).

Após períodos de calor intenso e chuvas escassas, o que se pode esperar da estação mais fria do ano em 2024 são temperaturas e precipitação acima da média histórica, avisa o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado).

A estiagem é uma característica do inverno em grande parte do Brasil, porém, a previsão é que ela fique ainda mais intensa em todo o Estado. Inclusive no Pantanal, que novamente é castigado por incêndios florestais e já enfrenta o pior julho dos últimos 22 anos por causa do fogo.

A referência na medição de chuvas é a média histórica de 1981 a 2010. Na estação próxima, o esperado seria variar entre 25 a 100 mm na metade norte de Mato Grosso do Sul e entre 150 a 300 mm nas regiões sul, sudeste e sudoeste do Estado. A previsão diz que os valores ficarão abaixo.

Menos frio – Os casacos e cobertores devem sair do armário menos vezes no inverno sul-mato-grossense.

De forma geral, as temperaturas devem ficar mais elevadas que a média histórica no trimestre julho-agosto e setembro, de acordo com o Cemtec. A mesma tendência foi confirmada neste outono.

Niño e Niña – Podem influenciar o clima no inverno os fenômenos El Niño Oscilação Sul (ENOS) e La Niña, que tem 65% de chance de gerar mudanças nos padrões de circulação atmosférica que afetam o regime das chuvas.

Pode haver mais movimentação de massas de frio por causa da ocorrência da La Niña. “A atuação da La Niña durante o trimestre pode favorecer a incursão mais frequente de massas de ar frio. Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima”, detalha o centro de monitoramento.

Fonte: CGn

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.