Um estudo recente apontou que 10% das crianças de até 5 anos no Brasil estão com excesso de peso. São 7% com sobrepeso e 3% já em estágio de obesidade. Os dados são de 2019 e revelam ainda que 7% da população nesta faixa etária está abaixo da altura esperada.
O levantamento aponta possíveis explicações para o problema, incluindo uma piora na dieta dos pequenos. Cerca de 80% das crianças consomem alimentos ultraprocessados, como biscoitos, farinhas instantâneas, refrigerantes e bebidas açucaradas. A redução na prática de atividades físicas também preocupa e, neste ponto, a pandemia tem contribuído para um agravamento do quadro.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um balanço dos fatores que contribuem para um quadro de preocupação com a obesidade infantil no Brasil. Para descrever os impactos do problema ao desenvolvimento das crianças e os caminhos para reverter a situação, participam deste episódio a pesquisadora Dayana Farias, uma das responsáveis pelo Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil, e com o gastrocirurgião Gustavo Patury.