Turistas com destino a Bonito terão de pagar taxa de permanência para visitação ao município a partir do dia 12 de dezembro deste ano, conforme prevê Lei Complementar n° 162, publicada em 21 de dezembro de 2021.
O valor cobrado será de R$ 7,00 por pessoa diariamente pela TCA (Taxa de Conservação Ambiental). Já aqueles que ficarem por 30 dias na região, precisarão desembolsar R$ 60 pelo período de longa permanência.
A cobrança será feita através de voucher digital emitido pelas agências de turismo. Ao comprar os passeios, o visitante terá que apresentar documentação oficial para cadastro e efetuar o pagamento de acordo com os dias previstos.
Crianças de até cinco anos ficarão isentas. Já os moradores de Bonito, precisam fazer prova de residência fixa no município, sempre que solicitado pelos agentes fiscais, assim como trabalhadores e prestadores de serviços.
Segundo o texto, até 20% do valor será destinado à saúde pública para assistência de saúde médica pré-hospitalar e seguro de vida enquanto a pessoa estiver no município. O restante será direcionado à conservação e manutenção dos rios, nascentes e fluentes, conservação de estradas vicinais de acesso à atrativos turístico, controle e preservação de poluição, destinação final de resíduos sólidos e demais ações de conservação ao meio ambiente.