Veículo oficial da Ande (Administração Nacional de Eletricidade) do Paraguai estava sendo usado para transportar 230 quilos de maconha. A caminhonete Isuzu D-Max foi apreendida no fim de semana em uma estrada vicinal a 35 km de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada por uma rua de Ponta Porã (MS).
Nesta segunda-feira (14), a Ande informou que já identificou o funcionário que estava com o veículo e anunciou abertura de processo administrativo.
Segundo a estatal paraguaia, Rafael Duarte usava a caminhonete para fazer leitura de medidores de energia na região onde o veículo foi encontrado.
Rafael abandonou a caminhonete ao ver a equipe policial. Temendo ser abordado, acelerou e cerca de 15 quilômetros à frente, desceu do veículo oficial e correu para o mato. A maconha dividida em tabletes estava em bolsas, transportadas na cabine.
Em nota oficial, a Ande se isentou de responsabilidade no caso e prometeu adotar todas as medidas necessárias para punir o funcionário. Também se colocou à disposição do Ministério Público daquele país, para o indiciamento de Rafael Duarte por tráfico de drogas.