
São Gabriel do Oeste, município localizado a 137 quilômetros de Campo Grande, registrou 532,4 milímetros entre domingo (1°) e quinta-feira (5), de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec-MS).
A média esperada para o mês é de 171,5 milímetros. Portanto, em cinco dias choveu 210% acima do esperado para todo o mês em São Gabriel.
O município ocupa o primeiro lugar entre os que mais choveram na primeira semana de fevereiro de 2026, em Mato Grosso do Sul.
A chuvarada deixou estragos pela cidade, como alagamentos na BR-163 e queda de árvores e postes.
Vale ressaltar que embora a cidade tenha registrado o maior acumulado de chuva do Estado, não teve danos significativos, como transbordamento de rios e alagamento de ruas e casas, assim como ocorreu em Corguinho (MS) e Aquidauana (MS).
São Gabriel amanheceu ensolarada, nesta sexta-feira (6), após cinco dias seguidos de chuva e tempo instável.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fim de semana terá chance de chuvas isoladas e dará uma trégua e alívio aos moradores.
Com isso, a meteorologia prevê que os próximos dias serão de sol, céu parcialmente nublado, pouca chuva e muito calor no município.
METEOROLOGIA
O mês de fevereiro começou com muita chuva na região centro-norte de Mato Groso do Sul.
O tempo permaneceu nublado, instável, úmido e chuvoso, de domingo (1°) a quinta-feira (5), em Aquidauana, Rochedo, Corguinho, Coxim, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Bandeirantes, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante e Ribas do Rio Pardo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta amarelo e laranja de chuvas intensas para o começo de fevereiro em Mato Grosso do Sul:
Chuvas intensas – alerta amarelo – perigo potencial: chuva de 20-30 mm/h ou 50 mm/dia e ventos intensos de 40-60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos
Chuvas intensas – alerta laranja – perigo: chuva de 30-60 mm/h ou 50-100 mm/dia e ventos intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos
Correio do Estado









