COP

Safra 25/26: Produção de grãos cresce em MS apesar de queda na produtividade, aponta Conab

Por Redação

Em 11 de dezembro de 2025

0 Compart.
Já a produtividade média caiu 4,9%, ficando em 4.094 kg por hectare (Conab)

A terceira estimativa da safra de grãos 2025/2026, divulgada nesta quinta-feira (11) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostra que Mato Grosso do Sul deve ampliar a área plantada e, mesmo com produtividade menor, alcançar leve crescimento na produção total. O estado segue como um dos principais polos agrícolas do país, puxado por soja, milho e algodão.

De acordo com o boletim, a área destinada às culturas de grãos no estado passou de 6,64 milhões para 7,02 milhões de hectares, avanço de 5,6% em relação ao ciclo anterior. Já a produtividade média caiu 4,9%, ficando em 4.094 kg/ha. Ainda assim, a produção total deve subir levemente, de 28,59 milhões para 28,73 milhões de toneladas, alta de 0,5%.

Entre as culturas, a soja mantém o protagonismo no estado. Apesar de enfrentar instabilidades no início do plantio em algumas regiões, a oleaginosa avançou após a regularização das chuvas, especialmente no centro-norte e norte do MS, segundo relatos das análises estaduais.

O milho também deve crescer em área, impulsionado pela migração de produtores que buscam maior rentabilidade. No país, a Conab estima aumento de 7,2% na área do cereal, tendência que também se reflete em Mato Grosso do Sul.

No caso do algodão, o estado já iniciou a semeadura da primeira safra. O boletim aponta que Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás foram os primeiros a avançar com o plantio, mesmo com o mercado operando com preços menos atrativos para a cultura neste ciclo.

Em termos comparativos, o desempenho de Mato Grosso do Sul segue alinhado ao movimento nacional. Para o Brasil, a Conab estima que a safra 2025/26 alcance 354,4 milhões de toneladas, crescimento de 0,6% sobre o ciclo anterior, mesmo com produtividade média menor.

Por fim, a área total cultivada no país deve chegar a 84,2 milhões de hectares, aumento de 3% na comparação anual, também puxado pelas culturas de verão como soja, milho e feijão.

MMN/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...