O Pantanal recebeu reforço do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (29) para combate ao incêndio florestal de grande proporções na região do Rio Negro. Imagens aéreas captadas pelo CPA e Corpo de Bombeiros mostram parte da destruição causada pelo incêndio.
Conforme informações do CPA (Centro de Proteção Ambiental), foram enviados mais 14 militares para ficar divididos em áreas de Corumbá e Aquidauana. Além disso, uma guarnição ficará monitorando os focos no local.
O incêndio de grandes proporções começou no último final de semana e já perdura por seis dias. Cerca de 1,3 mil hectares atingidos, o que equivale a mil campos de futebol. Na quarta-feira (27), parte das chamas foram controladas, mas alguns focos merecem atenção nos municípios citados.
Ainda segundo o CPA, não há mais necessidade de atuação do Grupamento de Operações Aéreas. Assim, o monitoramento acontece via satélite de Campo Grande (onde fica localizado o CPA) e com a guarnição em terra.
Segundo o portal BPQueimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal registrou 43 focos de queimadas ao longo da última semana. Os municípios mais atingidos são Corumbá (30), Aquidauana (9) e Porto Murtinho (4).
Fonte: CGNews/ML