Cinquenta e quatro bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que estarão de prontidão para atuar na Operação Guardiões do Bioma já estão recebendo as instruções do Estágio de Readaptação da Força Nacional. A capacitação teve início na sexta-feira (6).
O objetivo da mobilização é para que os profissionais de segurança pública possam atuar nas diversas operações de prevenção e combate aos incêndios florestais designadas pelo Mistério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em apoio aos estados.
O encontro, organizado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), teve duração de três dias.
Eles serão multiplicadores de ações que devem ser implementadas durante a atuação contra incêndios florestais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Novos equipamentos e ferramentas para o monitoramento de focos de incêndio no país foram apresentados aos agentes durante o treinamento.
Outros 50 bombeiros e policiais militares dos estados, Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Goiás que irão receber a Operação Guardiões do Bioma, participaram na semana passada do 1º Alinhamento Técnico-Operacional de Combate aos Incêndios Florestais, oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Operação Guardiões do Bioma vai contar com quase seis mil profissionais para atuar na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais.