
As condições típicas do clima em outubro, marcadas por calor intenso e tempestades rápidas, são características da primavera em Mato Grosso do Sul. Esse padrão ocorre devido à transição entre o inverno e o verão, que costuma gerar chuvas fortes, ventos intensos e raios. E essa é a previsão para os próximos dias, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC/MS).
A partir de sexta-feira, dia 10, as regiões leste e norte do estado devem apresentar instabilidades, com possibilidade de chuvas isoladas. Entre domingo (12) e segunda-feira (13), há previsão de pancadas mais intensas, com quantidade de chuva superior a 30 mm em 24 horas. Há risco de tempestades com raios, ventos fortes e eventual queda de granizo.
Diante desse cenário, a Energisa MS estará com seu plano de contingência operacional para garantir a continuidade do fornecimento de energia e reduzir os impactos das tempestades. O monitoramento climático é realizado em tempo real, permitindo respostas rápidas e estratégicas. “O plano de contingência contempla uma série de procedimentos que asseguram a estabilidade do sistema elétrico e a segurança dos clientes em situações adversas. E caso aconteça algum impacto na rede elétrica, como algum objeto ou árvore que atinja a fiação, estaremos prontos, com equipes espalhadas em áreas estratégicas do estado para agilizar o atendimento”, afirma Helier Fioravante, gerente de operações da Energisa MS.
A coordenadora de segurança do trabalho, Renata Rodrigues de Paula, orienta sobre os cuidados com equipamentos elétricos durante os temporais. “É importante desligar da tomada aparelhos mais sensíveis, como computadores e televisores, assim que começar a chover. O ideal é protegê-los com dispositivos de proteção contra surtos (DPSs)”, recomenda.
Orientações de segurança durante tempestades:
– Abrigue-se em construções seguras
– Evite permanecer em áreas abertas ou sob árvores
– Não se proteja sob estruturas metálicas
– Se estiver em um veículo, mantenha as janelas fechadas
– Evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada
– Não tome banho com chuveiro elétrico durante a chuva
– Ao ouvir trovões, procure abrigo imediatamente. Se não houver opção, agache-se com as mãos na nuca e os pés juntos
– Jamais toque em fios caídos ou objetos em contato com a rede elétrica
–
Caso precisem, os clientes podem entrar em contato com a distribuidora através de um dos canais atendimento da Energisa, disponíveis 24h por dia.
Da assessoria/ML








