A Polícia Militar Ambiental (PMA) apreendeu 229 filhotes de aves silvestres ilegais, transportados dentro de caixas em um carro de passeio, nessa segunda-feira (20), em Naviraí.
Foram apreendidos 224 filhotes de papagaios, três filhotes de arara e dois filhotes de maritaca e o veículo.
O carro, um Fiat Uno, era ocupado por um casal, que foi autuado administrativamente em R $ 2,5 milhões, pelo tráfico de animais.
De acordo com a PMA, o veículo foi abordado pela Polícia Civil no posto fiscal de Foz do Amambai, em ação da Operação Fronteira e Divisas Integradas.
Durante a revista ao veículo, foram encontrados os filhotes e a Polícia Ambiental, que realiza uma Operação Bocaiúva, contra tráfico de aves, foi acionada.
O casal, uma mulher de 24 anos e o homem, de 41, são moradores de Ponta Grossa (PR) e afirmaram que compraram as aves em Naviraí e levariam para vender no Paraná.
Por cada papagaio eles pagaram R $ 120, pelas araras R $ 600 cada e as maritacas R $ 40 cada, totalizando R $ 28.760,00.
O casal comum voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.