Equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) acabaram com pescaria de Carnaval que utilizava petrechos proibidos em Mato Grosso do Sul. As fiscalizações ocorrem em vários rios do Estado, mas as apreensões foram feitas no Paraná e Iguatemi entre a madrugada de domingo e a manhã desta segunda-feira (20).
Vale ressaltar que somente a pesca amadora na modalidade ‘pesque e solte’ está liberada em Mato Grosso do Sul. Isso porque o período de defeso (época de reprodução dos peixes) está vigente até 28 de fevereiro.
Conforme a PMA, as fiscalizações até agora apreenderam 12 redes de pesca e 45 anzóis de galho (petrecho proibido). Além disso, cerca de 15 kg de peixes que estavam presos a esses petrechos proibidos foram soltos.
Todo o material foi retirado do rio, mas os responsáveis não foram localizados para serem autuados. Assim, a fiscalização segue nas 27 subunidades dos batalhões da PMA.
Um dos objetivos principais é a retirada de petrechos ilegais armados nos rios, mas também para evitar que pessoas que vão para os ranchos às margens dos rios e turistas que vêm de fora do Estado para o Carnaval pratiquem pesca neste período proibido, o que é crime.
Até o momento, dois pescadores foram presos e autuados em R$ 8 mil. A operação Carnaval vai até às 12h00 de quarta-feira (22).