COP

Olha o golpe: Mato Grosso do Sul fica em 6º no país por fraudes

Por Redação

Em 11 de agosto de 2025

0 Compart.
Golpes on-line. (Banco de imagens Freepik)

Pesquisa realizada pelo Serasa Experian aponta que, a cada 2,4 segundos, uma tentativa de golpe é aplicada no Brasil. Os indicadores apontam jovens, de até 25 anos, como um dos principais focos dos golpistas.

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revela que, em abril deste ano, o número de golpes contra esse público cresceu 50,2%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

“O crescimento expressivo das fraudes entre os mais jovens acende um alerta importante. Esse grupo, muitas vezes com pouco histórico de crédito e menos familiaridade com armadilhas digitais, tornou-se um novo alvo estratégico para os golpistas”, observa Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.

Ainda assim, adultos economicamente ativos continuam como o principal foco dos golpistas. A faixa etária de 36 a 50 anos foi a mais atingida pelas tentativas de fraude, respondendo por um terço (33%), em abril deste ano.

Na sequência, aparecem os grupos de 26 a 35 anos (26,3%) e aqueles com até 25 anos (15%). Entre os públicos mais velhos, as tentativas de golpes em pessoas com idades entre 51 e 60 anos cresceram 21,1%, enquanto o grupo acima de 60 anos teve aumento de 11,7%.

Dados regionais

Na análise proporcional à população, Mato Grosso do Sul aparece em 6º lugar, com 5.907 ocorrências de tentativas de golpes a cada 1 milhão de habitantes. Os dados são de abril de 2025.

A pesquisa aponta que, naquele mês, foram detectadas 17.241 tentativas de golpes no Estado.

No âmbito nacional, o setor de Bancos e Cartões lidera o ranking de tentativas de fraude, concentrando 54,2% dos registros em abril de 2025.

Logo em seguida, aparecem os setores de Serviços, com 30,9%; Financeiro, com 7,2%; Telefonia, 5,8%; e Varejo, 1,9%.

Como se proteger de golpes

  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
  • Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
  • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente;
  • Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitore o seu CPF com frequência, para garantir que não foi vítima de fraude.

MMN/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...