O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro estado do país a aplicar a terceira dose da vacina contra Covid-19 em idosos.
O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (16) por meio de live transmitida em rede social.
O objetivo é aumentar a imunidade dessa faixa etária e diminuir o número de casos e mortes em idosos vacinados.
De acordo com Resende, a eficácia da vacina diminui ao passar do tempo e é necessário nova dose de reforço para fortalecer o sistema imunológico.
“Depois de determinado período do processo vacinal, seja com as vacinas da Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou a vacina única da Janssen, diminui o processo da imunidade adquirida pós vacina, pela própria idade”, afirmou.
“Estamos verificando um acréscimo de casos em idosos vacinados e estão em leitos hospitalares, mesmo que tenhamos diminuído sensivelmente a presença de pessoas com coronavírus em leitos hospitalares”, acrescentou”.
Casos e mortes em idosos após 2ª dose
Nenhuma vacina contra Covid-19 é totalmente eficaz e imune a doença. É possível que pessoas completamente imunizadas ainda se infectem com o vírus.
O ator Tarcísio Meira, de 85 anos, morreu vítima de complicações da Covid-19 na última quarta-feira (11) em um hospital particular de São Paulo.
O idoso estava intubado desde 6 de agosto em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A esposa, Glória Menezes, também testou positivo para doença. Ela teve sintomas leves.
Tarcísio e Glória haviam tomado a primeira dose da vacina contra Covid-19 em março e a segunda dose em abril.
O apresentador e empresário, Sílvio Santos, testou positivo para Covid-19 na última sexta-feira (13). Ele também tomou as duas doses da vacina.
Com sintomas leves da doença, Sílvio Santos deixou o hospital no mesmo dia, após poucas horas internado. Sílvio está bem e em casa.
Imunização em adolescentes
Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a imunização em adolescentes.
Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul foram autorizados a iniciar a vacinação de jovens de 12 a 17 anos após a maioria atingir a faixa etária de 18 anos ou mais.
Decisão do Ministério da Saúde aponta que adolescentes devem ser vacinados apenas com a vacina da Pfizer.
Novo lote com 53.820 vacinas da Pfizer desembarcou às 7h desta segunda-feira (16) no Aeroporto Internacional de Campo Grande (CGR).
Com a nova remessa de vacinas será possível avançar o processo de imunização em adolescentes.
Das 53.820 doses da Pfizer, 32.760 serão destinadas à aplicação da segunda dose e o restante será destinado à aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos.