Tor4Beer
Corpo e Saúde

PUBLICIDADE

Magalu

Mato Grosso do Sul no circuito internacional de combate ao financiamento do terrorismo

Por Redação

Em 28 de dezembro de 2021

Indícios apontam ligação entre ilícitos comuns em Mato Grosso do Sul e financiamento do terrorismo internacional – (Ilustração sobre reprodução, Dhaka Tribune)

O financiamento do terrorismo pode colocar Mato Grosso do Sul na rota de investigações internacionais. Relatórios divulgados recentemente embasaram decisões norte-americanas que respingam em solo brasileiro.

Além disso, segundo apontam indícios, relacionam atividades ilícitas comuns na região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Bolívia com o financiamento de grupos extremistas que atuam no Oriente Médio.

Nomes já enrolados em investigações anteriores teriam vínculos em Mato Grosso do Sul através de CNPJs sediados em SP, ES e MG. Neste último estado, o comércio de pedras preciosas ajudaria a reintegrar dinheiro lavado ilegalmente no Brasil e usado para custear arrojada logística de facções criminosas.

Narcotráfico e tráfico de armas em MS: base do financiamento do terrorismo

Além disso, segundo relatado por agências internacionais de investigação e combate a redes de terrorismo, o lucrativo mercado ilegal de armamentos aproveitaria facilidades em regiões de fronteira onde corrupção policial e falta de estrutura ajudariam na circulação de cargas milionárias de armas e munições.

Investigações recentes no Paraguai já haviam apontado ligação entre o fornecimento de armamento para a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), e para o grupo EPP (Exército do Povo Paraguaio) com remessas milionárias para países do Oriente Médio.

Em Mato Grosso do Sul, ‘túneis’ devidamente loteados, como são chamadas as rotas para driblar fiscalização e policiamento, seriam de extrema importância para manter o negócio funcionando com movimentação de produtos lucrativos como drogas e armas, para um lado, e de dinheiro em espécie, para o outro.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.