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Para construção de viaduto na BR-163: motoristas devem utilizar rotas alternativas a partir de 1º de julho

Por Redação

Em 26 de junho de 2024

Imagem mostra como será viaduto, que fica pronto até julho de 2025 (Foto: Reprodução)

A partir do dia 1º de julho, motoristas que utilizam a BR-163 no cruzamento com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo deverão seguir rotas alternativas devido à construção do viaduto Jardim Veraneio. Esta interdição é necessária para a realização das obras de infraestrutura na região.

Desvios e rotas alternativas

Segundo informações do Campo Grande News, os desvios poderão ser realizados pela Rua Rio Claro e pela Rua Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira. O acesso à Rua Desembargador Leão Neto do Carmo será permitido apenas para moradores locais. Para evitar maiores transtornos e garantir a segurança no trânsito, foram instalados semáforos na BR-163 nos cruzamentos das ruas utilizadas para os desvios.

Comunicação e informações

Para manter a população informada e minimizar inconvenientes, canais de comunicação foram disponibilizados. Os motoristas podem acessar informações atualizadas sobre as obras através do site www.JardimVeraneio.com.br e do WhatsApp (67) 92001-9510.

Detalhes do projeto

Com previsão de conclusão em julho de 2025, o projeto inclui diversas melhorias:

  • Drenagem Urbana: Melhorias na drenagem para evitar alagamentos.
  • Alargamento de Pista e Acostamento: Preparação para futura duplicação da BR-163.
  • Ciclovia e Calçadas: Ligação entre o Jardim Veraneio e o Parque dos Poderes, promovendo mobilidade sustentável.
  • Estrutura Viária: Quatro alças de acesso à rodovia, retornos por alça abaixo do viaduto e duas rotatórias nos cruzamentos da Desembargador Leão Neto do Carmo com a Rua João Kussarev e a Rua Cruz de Malta.

Investimento e impacto

Com um investimento de R$ 25 milhões, a construção é uma medida compensatória de trânsito exigida pela Prefeitura de Campo Grande da construtora Plaenge, responsável por projetos residenciais na região da Chácara dos Poderes. Estima-se que a população do bairro aumentará sete vezes até 2028, com um acréscimo de 3.300 veículos na frota local.

Comparação entre MS e MT

Ao atravessar a divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso pela BR-163, no sentido norte, é possível notar uma diferença significativa nas condições da rodovia. Enquanto Mato Grosso apresenta trechos duplicados e com viadutos a cada cruzamento, a manutenção da BR-163 em Mato Grosso do Sul é precária, especialmente entre Sonora e Campo Grande. A concessionária responsável enfrenta dificuldades para realizar as manutenções mínimas necessárias no asfalto.

A interdição do cruzamento da BR-163 com a Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo é uma medida essencial para o avanço das obras de infraestrutura, que trarão benefícios significativos para a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. A colaboração da população é fundamental durante este período de mudanças e adaptações.

Fonte: Maikon Leal

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