COP

Inscrições para o Fies 2026 começam em 3 de fevereiro com mais de 112 mil vagas

Por Redação

Em 26 de janeiro de 2026

0 Compart.
Fundo de Financiamento Estudantil,Fies

As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, o MEC (Ministério da Educação) vai ofertar mais de 112 mil vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições privadas ao longo do ano.

Para o primeiro semestre de 2026, serão disponibilizadas 67.301 vagas, enquanto o segundo semestre contará com outras 44.867 oportunidades. As regras e demais informações do processo seletivo constam no edital do primeiro semestre, publicado pelo MEC nesta quinta-feira (22).

Entre os critérios para participação, o candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010, obtido média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e não ter zerado a redação. Também é exigida renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos, equivalente a R$ 4.863.

A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente das notas do Enem, conforme o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A prioridade será dada, nesta ordem, a candidatos que não tenham concluído o ensino superior e nunca tenham sido beneficiados pelo Fies; aos que não concluíram o ensino superior, já utilizaram o financiamento e o quitaram; aos que concluíram o ensino superior sem ter sido beneficiados pelo programa; e, por fim, aos que concluíram a graduação, utilizaram o Fies anteriormente e quitaram o financiamento.

O processo seletivo do Fies conta com chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 19 de fevereiro, e cada candidato poderá ser selecionado em apenas uma opção de curso. Os estudantes pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 de fevereiro, no sistema Fies Seleção.

O Fies é um programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Gerido pelo MEC, o programa realiza dois processos seletivos regulares por ano, um a cada semestre, além de seleções para vagas remanescentes, destinadas ao preenchimento de oportunidades não ocupadas nas etapas anteriores. Mais informações estão disponíveis no site do Ministério da Educação.

CGN/AB

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...