O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (14).
Conforme a publicação, o perigo é valido para 25 municípios do estado, com possibilidade de ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia com ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora.
Diante deste cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta é válido entre as 10 horas da manhã desta terça-feira (14) e segue até às 10 horas da manhã de quarta-feira, dia 15 de janeiro.
Entre os municípios em alerta estão:
- Corumbá
- Pedro Gomes
- Sonora
- Alcinópolis
- Água Clara
- Aparecida do Taboado
- Aquidauana
- Bandeirantes
- Camapuã
- Cassilândia
- Chapadão do Sul
- Corguinho
- Figueirão
- Inocência
- Paranaíba
- Paraíso das Águas
- Rio Negro
- Rio Verde de Mato Grosso
- Ribas do Rio Pardo
- São Gabriel do Oeste
- Rochedo
- Selvíria
- Três Lagoas
Em caso de emergência, procure as autoridades
A condição indicada pelo Inmet favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.
Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: CE/ML