Incêndio atingiu o Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande, na manhã deste sábado (18), na Rua América Marques, na Vila Sobrinho. Não há informações de feridos.
Em entrevista ao Campo Grande News, Rodrigo Rossi Maiorchini, diretor presidente da Agepen informou que os internos foram liberados para cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira enquanto a unidade estiver em reforma, “Judiciário decidiu colocar em domiciliar, alguns com tornozeleira também e assim por ventura passar dessa semana a gente analisar o quadro a junto ao judiciário poderemos colocar tornozeleira em todos para começar a reforma no prédio”, explicou Rossi.
Imagens enviadas à redação mostram muita fumaça escura e densa saindo da penitenciária. A suspeita é de que curto-circuito em um ventilador tenha provocado o fogo. Foram mobilizados para atender a ocorrência 4 viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Batalhão do Choque e da Força Tática.
A quadra onde fica o Estabelecimento Penal foi interditada para os trabalhos dos bombeiros. Os militares utilizaram cerca de 6 mil litros de água para conter o fogo. Conforme Felipe Bandeira, 2º tenente do Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe o que causou o incêndio, nem como começou. Quando entraram, a Polícia Penal já havia evacuado o prédio. Por causa das chamas, uma parte do teto desabou.
No local, se encontravam dezenas internos. Eles foram liberados. O regime aberto é destinado para condenados não reincidentes, cuja pena não exceda 4 anos. Nesse caso, os internos devem trabalhar durante o dia e se recolher na casa de albergado no período noturno e dias de folga. A reportagem procurou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para saber mais detalhes e aguarda retorno.
Fonte: CGN/ML