COP

Imasul recebe quase 1 tonelada de sementes nativas do Cerrado para reflorestar

Por Redação

Em 2 de agosto de 2023

0 Compart.
Sementes de árvores de várias espécies foram entregues ao Imasul que irá inicar processo de mudas. (Foto: Assessoria de imprensa)

Quase uma tonelada de sementes de plantas nativas do Cerrado foram doadas nesta quarta-feira (2) para o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). A partir de agora, inicia o processo de produção de mudas que serão utilizadas para recuperação da região do Alto Taquari, no Norte do Estado.

“Uma vez que a parte de conservação do solo esteja concluída, as mudas serão essenciais para a recuperação das áreas dentro do Parque Estadual de Nascentes do Rio Taquari. Esse passo é fundamental para dar mais celeridade ao projeto, que é atualmente o maior projeto de recuperação em unidade de conservação no Brasil”, destaca o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

As sementes foram doadas pelo ITV (Instituto Taquari Vivo) em parceria com a ARCP (Associação de Restauração, Conservação e Preservação de Produtores de Água da Bacia do Guariroba).

 O diretor executivo do ITV, Renato Roscoe, destacou a importância da recuperação ambiental e proteção das nascentes. “Para o Instituto Taquari Vivo, a recuperação dessas áreas, tanto dentro quanto fora do Parque, é de extrema importância. Isso permitirá a proteção das APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a recuperação de áreas degradadas ao longo do tempo. Essas medidas são fundamentais para evitar que sedimentos cheguem ao rio e, consequentemente, ao Pantanal”, ressaltou.

Parque Estadual – Criado em 1999 por iniciativa da comunidade de Costa Rica, o Parque tem como objetivo proteger as nascentes do Rio Taquari e combater a degradação dos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Taquari, uma das mais importantes para o Pantanal.

O Parque abrange os municípios de Alcinópolis e Costa Rica, ocupando uma área de 30.618 hectares, formando um importante corredor ecológico entre o Cerrado e o Pantanal. Além disso, a região é rica em sítios arqueológicos, com registros de antigas rotas (peaberus) que datam de 11 mil anos atrás, bem como vestígios em cavernas de pinturas rupestres e petróglifos, que são testemunhos das antigas fases de ocupação humana na área.

Fonte: CGNews/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...