COP

Imasul prorroga proibição de queimadas controladas no Pantanal até o fim do ano

Por Redação

Em 28 de outubro de 2021

Queimadas podem voltar a preocupar em regiões do Estado. – Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) prorrogou, por mais 60 dias, o período de proibição de queimas controladas na região do Pantanal sul-mato-grossense.

O período de proibição se encerraria no sábado (30), mas nova portaria foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28).

Desta forma, até o dia 31 de dezembro deste ano, ficam suspensas as autorizações ambientais para as queimas controladas.

A suspensão é para propriedades localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal e a sapecagem (queima rápida) vinculada a projetos de supressão devidamente autorizados, para áreas localizadas na Área de Uso Restrito do Pantanal.

Pelo período, também fica suspensa a emissão de novas permissões para queimas autorizadas na região.

Nas demais áreas, o uso do fogo será permitido, desde que previamente autorizado pelo Imasul.

A suspensão não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.

Conforme a portaria, a autorização para outras áreas é devido ao início do período chuvoso e a alteração das condições climáticas favoráveis ao uso do fogo fora da área do Pantanal.

Já na região pantaneira, como ainda há focos de calor, segundo informativo de monitoramento de incêndios florestais no Estado, a proibição segue mantida.

“Neste ano temos o Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo já instituído e vigente em Mato Grosso do Sul, além de uma série de outras ações e investimentos para a prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado”,  disse anteriormente o superintendente de Meio Ambiente e Turismo da Semagro, Pedro Mendes Neto.

Pantanal

A chuva tem voltado ao Pantanal de Mato Grosso do Sul, mas não o suficiente para eliminar de forma definitiva os focos de calor.

O Corpo de Bombeiros ainda mantém por tempo indeterminado a Operação Hefesto, instalada desde maio em Corumbá, com o objetivo de combater queimadas no Pantanal e monitorar as matas da região.

Aeronave da corporação monitora diariamente a região, enquanto os Air Tractor (com sistema de lançamento de água) foram desmobilizados.

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.