O governo Lula publicou nesta quarta-feira (22) uma portaria que obriga a distribuição gratuita de água em eventos após a morte da sul-mato-grossense Ana Clara Benevides, fã da cantora Taylor Swift, durante show no Rio de Janeiro.
A portaria define que a organização do evento deve permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal.
Durante a passagem de Taylor Swift no Rio, muitos fãs reclamaram que a T4F, empresa responsável pelo evento, barrou a entrada de garrafas de plástico no estádio.
Segundo o texto, a organizadora do evento também deve distribuir água gratuitamente ou disponibilizar bebedouros em locais de fácil acesso.
A venda de água mineral nos eventos continua liberada, mas os órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor devem fiscalizar os preços para evitar cobrança abusiva.
Também fica estabelecido que o evento deve oferecer a estrutura necessária para o resgate de pessoas que tiverem algum problema de saúde.
A medida foi adotada após a morte de Ana Benevides, que morreu após passar mal durante o show de Taylor Swift, que aconteceu em um dos dias mais quentes do ano no Rio de Janeiro.
A medida da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) começa a valer no sábado (25) e tem validade de 120 dias.
A portaria foi publicada na edição desta quarta do DOU (Diário Oficial da União).
Fonte: FolhaPress