Ânimo dos empresários consultados pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) é de positivismo muito alto. Entre os dias 3 e 25 de janeiro, a Associação consultou mais de 100 empresas e 77% delas preveem crescimento para 2022.
O levantamento também apurou o desempenho nas vendas relativas a 2021. Neste quesito, o empresariado se dividiu em alta para 39,60%, 38,60% sinalizaram que as vendas se mantiveram iguais e apenas 21,78% relataram vendas menores que as de 2020.
Ainda segundo a pesquisa, entre os empresários que superaram a grande crise de 2020, 42,5% responderam que as vendas cresceram mais de 20% no último ano.
“Em 2020 tivemos um período de retração do consumo, incertezas e parte da sustentação da economia local teve relação direta com o auxílio emergencial. Além disso, foi um período de transformação digital em que muitos empresários e consumidores tiveram que se adaptar. Já em 2021, com o avanço da vacinação e a redução de restrições aos estabelecimentos comerciais, observamos o retorno do consumidor ao comércio físico e foi um ano de crescimento dos empregos formais em Campo Grande”, esclarece o presidente da ACICG, Renato Paniago.
De acordo com os dados apresentados pela ACICG, este ano deve ser de aumento nos postos de trabalho relacionados ao comércio. 56% das empresas entrevistadas responderam que esperam ampliar o quadro de colaboradores este ano. Neste grupo, a maioria (30%) indicou que pretende contratar até três funcionários este ano.
Participaram do levantamento Perspectivas para 2022 empresas dos setores alimentício (16%), vestuário (28%), serviços (19%), eletrônicos (8%), entre outros.