Ceres Pet Shop
Posto Taquari

PUBLICIDADE

COP

Em ‘voo de reconhecimento’ do fogo, bombeiros dizem que 3.750 hectares foram perdidos em cidades turísticas de MS

Por Redação

Em 12 de julho de 2021

Militares encontraram sucuri neste domingo (11) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ao menos 3.750 hectares foram atingidos pelo incêndio entre os municípios de Bonito e Jardim, região turística no sudoeste de Mato Grosso do Sul, segundo informaram os bombeiros que fizeram um “voo de reconhecimento” da área nesta segunda-feira (12).

O fogo foi controlado nos dois municípios, mas os bombeiros alertam para o risco de surgir novos focos. Para a Polícia Militar Ambiental (PMA), no entanto, a extensão do dano seria ainda maior: 6 mil hectares.

No Pantanal, que também foi atingido, o fogo continua. Os bombeiros seguem fazendo combate e monitoramento.

Rastro de morte e sucuri de 80 quilos

As chamas começaram há cinco dias. O fogo matou animais da região, como as sucuris, e devastou a mata nativa. A sucuri de cerca de 5 metros e 80 quilos foi encontrada carbonizada por militares nesse domingo (11).

“Estávamos fazendo a vistoria nas proximidades da fazenda São João, ainda na parte da área de Bonito, quando nos deparamos com esta sucuri que, infelizmente, não conseguiu se livrar das chamas. Lamentável”, afirmou o capitão Valdeck de Siqueira Santos.

A operação é feita por terra e pelo ar, como relatou um dos integrantes.

“Tivemos o grande incêndio controlado e agora fazemos o monitoramento por terra e rescaldo da área afetada. Também estamos utilizando aeronaves. […] Fizemos o voo de reconhecimento que localizou um novo foco de incêndio nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, foco este que já foi controlado e a área está em segurança”, disse o major André, comandante da operação Panemorfi (que significa “bonito” em grego).

A avaliação da área perdida foi feita pelo Centro de Proteção Ambiental (CPA).

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.