COP

Denúncia de direcionamento faz TCE-MS suspender licitação de refeições para presídios

Por Redação

Em 8 de setembro de 2025

0 Compart.
Cela de presídio de MS (Ilustrativa, Agepen)

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) determinou a suspensão de licitação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) para refeições em presídios por suspeita de direcionamento.

Conforme decisão do conselheiro Iran Coelho das Neves, o edital de licitação traz irregularidades, ao conter cláusulas restritivas, como:

  • Subjetividade na exigência do atestado de capacidade técnica;
  • Favorecimento a empresas sediadas em MS;
  • Ilegalidades nas condições de pagamento e ausência de correção monetária;
  • Omissão da exigência de alvará de funcionamento.

A fiscalização técnica da Corte de Contas apontou várias irregularidades que prejudicam a lisura do certame como levantamento de mercado insuficiente, deficiência na projeção de estimativa de quantitativo dos objetos da licitação e exigência de comprovação de regularidade fiscal incompatível com o objeto licitado, por exemplo.

O Estado já havia suspendido a licitação, após questionamentos feitos por empresas interessadas. O aviso foi publicado na edição do Diário Oficial do dia 4 de setembro.

Atualmente, a Agepen está sem contrato com empresa para esse tipo de serviço, já que venceu no dia 27 de junho o acordo com a Real Food Alimentação Ltda, que prestou serviço por um ano pelo valor global de R$ 16,8 milhões.

MMN/ML

Deixe seu comentário...
PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização.
JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67
Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Figueirão e Pantanal.

Copyright © 2010 – 2025 – Todos os direitos reservados

Rolando para carregar anúncio...