O Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) divulgou nota lamentando a morte da professora Leocádia Aglaé Petry Leme.
Ela foi uma das fundadoras do Conselho, tendo sido também reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal (Uniderp), além de secretária estadual de Educação.
A nota é assinada pela presidente do Conselho, Elaine Cassiano, reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que presta condolência aos familiares e amigos.
“A professora Leocádia exerceu importante papel no CRIE-MS, colaborando com sua fundação e ajudando a traçar as primeiras metas que nos trouxeram até aqui. É com muito pesar que lamentamos sua morte, mas seu exemplo de trabalho e dedicação continuará sendo seguido por todos nós”, explicou a presidente do Conselho.
Leocádia Petry Leme faleceu na noite de domingo, 20, aos 73 anos, vítima de um acidente de trânsito. A professora foi secretária estadual de Educação entre 1991 a 1994, durante o governo Pedro Pedrossian, reitora da UEMS, entre 1994 e 2003, e da Uniderp, entre 2008 e 2017, além de ter forte atuação política em prol da educação.
Fundadora do CRIE-MS em janeiro de 2017, a professora ajudou a definir os objetivos da instituição para fortalecer a educação superior e possibilitar que o conhecimento produzido nas universidades contribuísse de forma mais efetiva para o desenvolvimento do Estado.
Leocádia foi homenageada pelo Conselho, ainda em vida, em agosto de 2020, quando foi indicada para receber a Comenda Pedro Pedrossian da Assembleia Legislativa.