O próximo domingo (12), será o dia de aplicação das provas do PASSE, o Programa de Avaliação Seriada Seletiva da UFMS. Serão três avaliações, referentes ao triênio 2019-2021.
O PASSE é uma opção de processo seletivo destinada aos candidatos que ainda estão cursando o Ensino Médio e desejam ingressar na UFMS por meio de avaliações seriadas, ou seja, provas realizadas ao final de cada ano letivo, com conteúdos específicos daquele período. Logo, o processo é composto por três etapas compostas por uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, e, na terceira etapa, uma prova de redação.
“Cada etapa corresponde a um percentual da nota final. A primeira etapa corresponde a 20%, a segunda a 30% e a terceira corresponde a 50%. O candidato pode fazer uma, duas ou as três etapas, contudo, se ele não realizar alguma delas, sua média pode ficar um pouco menor”, explica o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.
A escolha do curso só ocorre na última etapa e a concorrente Amanda Paredes Souza tem esperança de garantir uma vaga em Medicina. “Eu amei fazer em três fases, porque eu senti que em cada uma eu fui estudando mais, eu fui aumentando o nível de estudo, e eu gostei bem mais. Se eu fosse depender só da primeira prova que eu fiz, em que eu estava extremamente nervosa e ansiosa, eu acho que não iria tão bem, porque eu nunca tinha feito nenhuma prova”, comenta.
As provas serão aplicadas em 11 municípios: Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Para conferir os locais onde cada inscrito deverá fazer a prova, basta acessar a Área do Candidato em concurso.fapec.org ou o edital disponível aqui.
O fechamento dos portões ocorrerá pontualmente às 8h do horário de Mato Grosso do Sul e não serão admitidos candidatos após os portões serem fechados. A ausência no dia e local estabelecidos implicará na eliminação do processo seletivo. É recomendado que os candidatos compareçam ao local com no mínimo 30 minutos de antecedência.
É obrigatória a apresentação de um documento de identidade original com foto, pois não serão aceitas cópias, mesmo que autenticadas. Será permitido o uso apenas de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente – não poderão ser utilizados lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo.
Caso o candidato esteja portando algum aparelho eletrônico no dia da prova, eles deverão ser guardados desligados e/ou sem bateria em uma embalagem lacrada fornecida no local. A embalagem e demais pertences, como bolsas e sacolas, deverão ser acomodadas embaixo da carteira durante todo o tempo de realização da avaliação.
Para minimizar os riscos de infecção contra a Covid-19, também será obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante toda a prova. Caso essa regra seja descumprida, o candidato será eliminado. Haverá álcool 70% disponível em todas as salas e será permitido que o concorrente use luvas descartáveis, caso deseje, e que leve uma garrafa de água individual para consumo próprio.
A duração total das provas será de cinco horas, já incluído o tempo destinado para o preenchimento do Cartão-Resposta e da Folha de Redação – e em ambos os documentos não serão permitidas rasuras ou danificações de qualquer natureza. O tempo mínimo de permanência na sala de aplicação é de três horas.
Manual do Candidato
Para auxiliar quem for realizar as provas do Vestibular e do PASSE, a UFMS elaborou o Manual do Candidato, uma cartilha com informações sobre a instituição, orientações para o dia da prova e até mesmo dicas para ajudar na prova de redação. Acesse e confira!