Não é de apenas chocolate que o comércio se sustenta durante a Páscoa. Nesta época do ano, acontece a chamada Quaresma, um período de 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas em que os cristãos se dedicam à penitência e práticas caridosas, na maioria das vezes cortando o consumo de carne vermelha e, consequentemente, aumentando a busca por pratos com pescado. Dessa forma, empreendedores do mercado gastronômico, donos de restaurantes, feirantes e peixeiros utilizam a data para favorecer o negócio com a comercialização da proteína.
De acordo com dados do Sebrae e do Instituto de Pesquisa da Fecomércio (IPF-MS), a movimentação econômica da Páscoa nesse ano deve totalizar R$338,92 milhões em Mato Grosso do Sul, com um aumento de 26% no montante em relação a 2023. Dentre as atividades que desempenham um papel nessa movimentação, para 65,9% dos entrevistados, o peixe não pode faltar na compra para a comemoração da data, e entre as opções preferidas para o consumo, estão: Pacu (44,3%), Tilápia (32,7%), Pintado (23,5%) e Bacalhau (10%).
“Com relação a quem vai comemorar a Páscoa, nove entre 10 entrevistados vão passar o dia reunido com a família ou amigos e preparar uma refeição. Com essa expectativa de movimentação financeira, o empresário pode aproveitar para garantir um bom faturamento”, destaca o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel.
Restaurantes em Corumbá preparam pratos especiais
Com muita cultura e tradição, em Corumbá, o restaurante Miguéis, que está ativo há mais de 20 anos, traz em sua culinária o uso ingredientes da região, como a carne de jacaré e o pacu. Para a Páscoa, a preocupação em proporcionar uma experiência diversa é evidente – foram pensados quatro pratos para esse momento: Bacalhau nas Nuvens, Medalhão de Filé, Pacu Assado e Empadão de Bacalhau.
“Todas as datas são uma importante fonte de alavancamento financeiro com a criatividade. A gente consegue criar atividades para atendimento ao público e angariação de novos clientes e retenção dos clientes atuais também”, explica a empresária Amanda Miguéis.
O casal de comerciantes Gerson Morais e Angela Morais são donos do Ygarapé, um restaurante de culinária oriental e brasileira também localizado em Corumbá. Para a Páscoa, eles irão substituir a sobremesa mais querida da data, o ovo de chocolate, por uma opção ousada e criativa que é um sucesso: o “ovo de Páscoa de Sushi”. Além disso, com um cardápio de mais de 120 opções, a data é a oportunidade para se reinventarem e atraírem público.
“Em comemorações, costumamos sempre fazer promoções especiais e, além das diversas opções de sushi, oferecemos nessa Páscoa o Camarão master Ygarapé e o Salmão à moda Ygarapé”, enfatiza Gerson Morais.
Apesar da data ser importante para o empreendimento, a tradição da Sexta-Feira Santa, dia 29, é respeitada. O restaurante funciona na Quaresma e oferece as mais variadas opções de pratos com peixe, mas, no feriado fica fechado. “A Páscoa é união, fraternidade, amor e é lembrança do Cristo Jesus que ressuscitou por nós. E comercialmente falando, é um momento em que as pessoas podem reunir as famílias”, explica o comerciante.
Empreendedores apostam em encomendas em Campo Grande
Em Campo Grande, a Mercearia Portuguesa traz produtos com ingredientes regionais, com o propósito de enaltecer a fauna e flora locais. O empreendimento faz desde pastéis de nata com baunilha do Cerrado ao bolinho de bacalhau recheado com queijo nicola, um queijo do Pantanal. Nesta Páscoa, o negócio aposta no empadão alentejano de Bacalhau.
Segundo a proprietária da Mercearia Portuguesa, Flayviana Fleitas, as datas comemorativas devem ser aproveitadas para atrair o público, tanto pela criação de pratos quanto pela criação de conteúdo nas redes sociais. Um diferencial da empresa é trazer receitas nessas datas, aproveitando para divulgar também os ingredientes utilizados.
“Para implementar, lançamos uma receita que tenha a ver com o período que a gente está passando, depende da data comemorativa, com algum ingrediente do Cerrado que seja também meio português e a gente já coloca alguma opção de produto de venda. O cliente gosta de ver a receita, às vezes dentro dessa receita tem algum produto que ele compra”, disse Flayviana Fleitas.
Por outro lado, a rotisseria Casa Brasato, de Campo Grande, é nova no mercado e está pela primeira vez na ativa durante a Páscoa. O estabelecimento tem como missão produzir pratos artesanais e totalmente naturais, sem o uso de industrializados, e nessa Sexta-feira Santa optou por oferecer um clássico querido por muitos brasileiros, o Bacalhau.
“Como essa é nossa primeira Páscoa e a tradição é comer peixe, optamos pelo tradicional bacalhau. Então, além do cardápio normal, faremos salada de bacalhau, bacalhau com natas e empadão de camarão”, afirma o empresário Maurício Wanderley.
Ainda segundo o empreendedor Maurício Wanderley, é importante aproveitar as datas comemorativas para lucrar. “As datas comemorativas são de grande importância para o comércio de maneira geral, pois, com elas, as pessoas buscam conhecer os produtos de lojas que em uma data comum talvez nunca conheceriam, além de girar a economia local”, finaliza o proprietário.
Serviço:
· O Restaurante Miguéis fica na Rua 15 de novembro, 732, em Corumbá. Pode ser contatado no número (67) 3231-2922 e pelo Instagram @restaurantemigueis.
· O Restaurante Ygarapé está na Rua Cuiabá, 382, em Corumbá. O telefone para contato é (67) 3232-1947 e o perfil no Instagram é @ygarapesushi.
· A Mercearia Portuguesa pode ser encontrada no Ins00tagram, @portuguesamercearia, e os pedidos também podem ser feitos no WhatsApp (67) 9236-8115. Ela também expõe em feiras em Campo Grande.
· A Casa Brasato fica na rua das Garças, 978, no Centro de Campo Grande e pode ser contatado pelo telefone (67) 3039-9599 e/ou pelo Instagram @casabrasato. Na Sexta-Feira Santa (29), a rotisseria não irá funcionar.
Fonte: Da assessoria/ML