Corumbá está entre as cinco cidades mais quentes do Brasil, com registro de 39.1 ° C nesta quarta-feira (18).
As informações fazem parte da pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que inclui as cidades mais quentes nas últimas 24 horas. No ranking está 20 cidades do País.
Cuiabá (MT) está na primeira posição, com 40,4 ° C e a última é ocupada por Redenção (PA).
Em Mato Grosso do Sul, depois de Corumbá, está Coxim com 38,9 ° C, ocupando a 7ª posição na pesquisa. Em seguida, Três Lagoas registrando 38,2 ° C.
Campo Grande não está entre as mais quentes, mas hoje os termômetros estão marcando 37 ° C.
Umidade
Em se tratando das menores umidades do Brasil, Três Lagoas está entre os quatro municípios com baixas umidades, sendo de 12%.
Coxim também está na lista, com 13%. Campo Grande, Cassilândia e Costa Rica com 14%.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para as baixas umidades que serão registradas em Mato Grosso do Sul nesta semana, com possibilidade de ficar abaixo de 12% em algumas cidades, conforme o Inmet.
As cidades abaixo apresentam grande perigo para umidade baixa:
Água Clara, Alcinópolis, Bandeirantes, Bodoquena, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti.
Figueirão, Ladário, Jaraguari, Pedro Gomes, Paraíso das Águas, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Rio Negro, Ribas do Rio Pardo, Terenos Sonora, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.
As orientações da Defesa Civil são: tomar bastante líquido, evitar a prática de atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e umidificar ambientes.
Usar hidratante no corpo e soro fisiológico no nariz também podem contribuir para aliviar o desconforto.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é de que uma umidade varia entre 60% e 80%.