Ceres Pet Shop
Posto Taquari

PUBLICIDADE

COP

Com ação integrada entre diversos estados, 17 pessoas são presas em operação contra pedofilia

Por Redação

Em 21 de maio de 2024

Os agentes foram coordenados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência – Divulgação Polícia Civil

Participando da força-tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a polícia civil de Mato Grosso do Sul participou de ação contra exploração sexual infantil, na manhã desta terça-feira (21), juntamente com outros treze estados do país.

Em mais um desdobramento da Operação denominada “Bad Vibes 3” (energias ruins), a polícia civil, saiu às ruas para prender um grupo que vendia e comprava conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Os agentes foram coordenados pelo Laboratório de Operações Cibernéticas, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Ação integrada

O determinante para o sucesso da operação, segundo o diretor da Diretoria de Operações Integradas (Diopi), Rodney Silva, ocorreu devido à união dos estados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, fundamental para estabelecer uma frente ampla de investigações.

“O trabalho das polícias civis, compartilhando informações, inteligência e expertise, é fundamental para identificar e punir os criminosos, desmantelar redes de exploração e resgatar as vítimas. Ações conjuntas, com foco na continuidade dos processos, são essenciais para garantir a justiça e a proteção das crianças e adolescentes”, destacou, Rodney.

Veja os estados que participaram da ação

  • Amazonas;
  • Santa Catarina;
  • Pará;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • Piauí;
  • Espírito Santo;
  • Bahia;
  • Paraná;
  • Goiás;
  • São Paulo;
  • Rio Grande do Sul;

Ao todo foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, 1 de prisão preventiva, sendo as outras 16 em flagrante.

Bad Vibes

A operação teve início por meio de informações repassadas pela agência da Homeland Security Investigations (HSI), da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, que rastreou a participação de brasileiros em grupos na internet onde eram compartilhados material de abuso infantil.

Durante a primeira fase da operação, em outubro de 2023, resultou no cumprimento de 36 mandados de busca e apreensão e 22 prisões, sendo que 12 estados participaram da ação.

Em dezembro do mesmo ano, desencadearam a segunda fase da operação, em Minas Gerais, onde cumpriram mais 15 mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas em flagrantes.

O dia 18 de abril, é marcado como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Adolescentes, a operação ocorreu com intuito de dar visibilidade a luta contra o abuso infantil.

Inteligência

O Laboratório de Operações Cibernéticas, tem papel fundamental de assessorar as polícias estaduais, durante a condução das investigações relacionados a crimes cibernéticos que ocorrem em todo país.

Conforme divulgado pelo Ministério da Justiça, as atividades ilícitas de organizações criminosas são rastreadas, assim que conseguem comprovar a materialidade do crime, o pedido de busca, apreensão e até prisão dos autores é solicitado.

Fonte: Correio do Estado

Deixe seu comentário...
Notícias de Coxim e Mato Grosso do Sul. PROIBIDA A REPRODUÇÃO sem autorização. JORNAL COXIM AGORA LTDA. CNPJ: 40.892.138/0001-67 – Últimas notícias de Coxim, Sonora, Pedro Gomes, Alcinópolis, Rio Verde de MT (MS), Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste e Figueirão.
Crédito: Coxim Agora.